Clubes voltam a funcionar em BH e frequentadores comemoram; veja protocolo

minas tênis clube
Normas sanitárias estão sendo seguidas para evitar contaminação (Vitor Fórneas/BHAZ)

Os clubes de Belo Horizonte voltaram a receber o público neste sábado (26). A retomada das atividades, após o início da pandemia do novo coronavírus, foi autorizada pela prefeitura e uma série de medidas sanitárias devem ser cumpridas. As altas temperaturas registradas na capital mineira entusiasmou as pessoas a saírem de casa para o momento de lazer. Especialista alerta, porém, para a necessidade de se evitar aglomerações, já que o vírus permanece circulando.

“Estou achando muito bom esta retomada. As pessoas nasceram para socializar, interagir e o isolamento impossibilitou que isso acontecesse. Hoje, estamos podendo voltar e já tive o prazer de encontrar com meu amigo e aproveitar este sol maravilhoso, a natureza. É muito bom para a saúde física e mental”, comenta o advogado Rodrigo Azevedo.

A reportagem do BHAZ esteve no Minas Tênis Clube, unidade da rua da Bahia, e, no local, a administração vem adotando medidas para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. A capacidade máxima foi reduzida para 2,5 mil pessoas. No entorno das piscinas grandes, foram colocadas grades para facilitar o controle do número de frequentadores que entram na água. A medida é necessária por causa de uma determinação da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte).

Liberdade

A possibilidade de poder frequentar o clube após seis meses, faz a administradora Viviane Barreto se sinta livre. “A sensação é de liberdade e segurança, pois os protocolos estão sendo seguidos. Precisamos aprender a conviver com o vírus enquanto não tiver vacina. Só de poder voltar aqui, a sensação é ter a vida um pouco de volta”, diz.

clube em belo horizonte
Sócios do Minas Tênis Clube aproveitaram o dia ensolarado (Vitor Fórneas/BHAZ)

Ainda seguindo a determinação da PBH, os frequentadores de todos os clubes de BH devem usar máscara enquanto estiverem no espaço. Apesar do incômodo causado pela a máscara, a servidora pública Taciana Lisboa compreende a obrigatoriedade. “Os cuidados estão sendo seguidos à risca. Usar máscara no sol chega a incomodar, mas temos que respeitar. As mesas estão distantes umas das outras. Mais cuidado impossível”, descreve.

‘Melhor ficar em casa’

Apesar do tempo convidativo para aproveitar uma piscina, o infectologista Leandro Curi ressalta que o momento ainda é de cautela. “O melhor ainda é ficar em casa. Sei que é ruim, ainda mais com o calor que tem feito na cidade, mas todo esforço é válido neste momento para que possamos contemplar um futuro melhor”, pontua.

A maior preocupação do especialista é com relação ao cumprimento das normas sanitárias pelos frequentadores, já que eles estarão em um momento de lazer. “É nesta hora que pode acontecer a contaminação, pois querendo, ou não, a pessoa acaba se descuidando. Sei que é prazeroso frequentar estes espaços, porém não é necessário. Caso a ida seja inevitável, cumpra as normas e cobre o mesmo dos responsáveis pelo clube”, alerta.

Cloro mata o vírus?

O cloro que é colocado nas piscinas dos clubes é um aliado no combate dos vírus em geral. Apesar disso, o infectologista Curi ressalta que, no caso específico do novo coronavírus, ainda não há estudos que comprovem ou descartem a transmissão aquática.

“O cloro mata os vírus só que no caso da Covid-19, a transmissão se dá pela proximidade entre as pessoas. Quanto mais perto elas estiverem maior será a chance de contaminação. Os estudos existentes não indicam, ainda, a transmissão aquática, mas é recomendável evitar a proximidade nas piscinas”, explica.

Protocolo

A reabertura dos clubes foi autorizada perante um protocolo a ser seguido. Controle de entrada e saída de pessoas e proibição do uso das saunas são alguns dos critérios que devem ser respeitados. Confira:

  • Capacidade máxima total de uma pessoa para cada 13 m² de área a céu aberto;
  • Capacidade máxima de uma pessoa a cada 7 m² em ambientes fechados, incluindo os funcionários;
  • Controle de entrada e saída para assegurar a lotação máxima;
  • Demarcar, no exterior do clube, os espaços em que os frequentadores devem aguardar para entrar, ou reservar um espaço separado da área do clube para que os frequentadores possam aguardar para entrar, respeitando, em ambos os casos, o distanciamento de 2 metros;
  • Higienizar com frequência as mãos com água e sabão ou álcool 70%;
  • Utilizar máscara de forma adequada durante todo o período de permanência no estabelecimento, exceto em momentos de alimentação e uso de piscinas;
  • Vedado o uso de saunas.

O protocolo na íntegra pode ser lido clicando aqui.

Edição: Aline Diniz
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!