Agente comunitária morre em BH vítima da Covid-19: ‘Mulher batalhadora’

márcia acs bh
Márcia estava internada desde a última quarta (Reprodução/Facebook)

ATUALIZAÇÃO ÀS 21H10: Matéria atualizada em 27 de setembro, às 21h10, com o posicionamento da PBH.

A ACS (agente comunitária de saúde) Márcia Aparecida, de 57 anos, morreu, neste domingo (27), vítima da Covid-19 em Belo Horizonte. A profissional de saúde estava internada, desde a última quarta-feira (23), e não resistiu às complicações da enfermidade. Ela é a primeira agente a perder a vida na capital mineira, em decorrência da enfermidade. A PBH (Prefeitura Municipal de Belo Horizonte) manifestou pesar perante a notícia (veja a nota abaixo),

Márcia estava reagindo bem ao tratamento, mas não resistiu, conforme revela Andreza Conrade, diretora do Sindibel (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte) ao BHAZ. Ela deixa três filhos e muitos amigos conquistados ao longo da carreira. “Márcia era uma pessoa batalhadora, e que lutava em prol das pessoas que eram atendidas no centro de saúde Dom Joaquim, no bairro Fernão Dias”, diz Conrade.

Márcia prestava atendimento aos moradores da região Nordeste, local onde atuava. “Levava informações para a comunidade fazendo um brilhante trabalho de promoção e prevenção à saúde neste momento da pandemia do novo coronavírus. O trabalho de todos os ACS está sendo crucial”, destaca a diretora do sindicato.

‘Doença alastrando’

O aumento no número de casos confirmados de Covid-19 nos agentes comunitários preocupa a entidade. “A doença está se alastrando na categoria. Primeiro começou com os médicos, depois enfermeiros e técnicos de enfermagem, agora nos agentes comunitários de saúde”, lamenta. Somente na capital, o Sindibel estima que 84 destes profissionais testaram positivo para a doença.

“Lamentamos muito, pois os agentes comunitários são essenciais. Penso que a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) poderia ter um cuidado maior com a gente. Para se ter ideia, tivemos que entrar na Justiça para conseguir EPI (Equipamento de Proteção Individual)”, conta. O sindicato informa que Márcia é a 4ª profissional de saúde da prefeitura que morre com complicações da Covid-19.

Coronavírus

Conforme Boletim Epidemiológico divulgado pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde), até hoje (27), 7.228 pessoas morreram em decorrência do novo coronavírus no estado.

Outras 288.619 pessoas já foram contaminadas pelo vírus. No total, 28.295 casos estão em acompanhamento e 253.096 indivíduos se recuperaram. Nas últimas 24 horas, Minas registrou 2.269 casos confirmados de Covid-19 e 47 mortes.

O que diz a prefeitura?

“A Secretaria Municipal de Saúde, em nome do secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, manifesta o mais profundo sentimento de pesar pelo falecimento de Márcia Aparecida Aquino de Oliveira, Agente Comunitária de Saúde (ACS) do Centro de Saúde Dom Joaquim, na regional Nordeste. Seu empenho e dedicação serão sempre lembrados por todos os amigos e colegas. Aos familiares, amigos e colegas de trabalho, externamos nossos votos de paz e solidariedade”.

Nota técnica para trabalho

“As unidades de saúde de Belo Horizonte estão abastecidas com equipamentos de proteção individual (EPI). O tipo de EPI disponibilizado para cada profissional segue determinação específica, de acordo com a sua área de atuação. Os critérios estão definidos na Nota Técnica 19/2020 disponível no link: https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/estrutura-de-governo/saude/2020/nota-tecnica-covid-19-n019_2020-atualiz-19052020_0.pdf”

“Todos os agentes públicos lotados na Saúde com sintomas da Covid-19 são testados, assim como aqueles assintomáticos com contato domiciliar da doença. Os testes realizados são do tipo RT PCR, conforme nota técnica 030/2020, disponível no link: https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/estrutura-de-governo/saude/2020/nota-tecnica-covid-19-n30_-atualizacao-13072020-.pdf

A Secretaria Municipal de Saúde mantém diálogo constante com o Sindicato”.

Edição: Aline Diniz
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!