Kalil ignora protesto de trabalhadores da Feira Hippie: ‘Entreguem o alvará’

feirantes e kalil
Feirantes do setor alimentício protestaram ontem na Afonso Pena (Moises Teodoro/BHAZ +Amanda Dias/BHAZ)

Os feirantes do setor de alimentação da Feira Hippie realizaram, neste domingo (27), uma manifestação. A data marcou a reabertura da tradicional feira, após mais de seis meses, e os trabalhadores se queixaram da nova localização das barracas, que foram autorizadas a funcionar na rua Espírito Santo e na avenida Álvares Cabral. Hoje (28), em coletiva de imprensa, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) foi questionado sobre o protesto e não demonstrou muita preocupação (leia mais aqui).

Ao ser perguntado se a reclamação dos feirantes seria levada em consideração pela PBH, Kalil foi enfático. “Sete barracas de alimentação reclamaram da feira e 99,99%, pelo o que eu li, foram prontamente de acordo com o protocolo, com o distanciamento, com o conforto que a feira trouxe. Então, o sacrifício há, e nós acompanhamos isso muito mais de perto do que vocês”, disparou.

Protesto teve vínculo político?

Feirantes discordam do prefeito com relação ao número de trabalhadores que reclamaram. Cristiane da Conceição, do ramo de alimentação, relatou que 133 proprietários de barracas estavam na avenida, inclusive ela. “A alimentação toda estava lá, apenas três barracas foram montadas ontem”, disse.

Kalil também disse, durante a coletiva, que conhece os manifestantes. “São grupos ligados a vereadores que têm interesse em se manifestar. E vão se manifestar se colocarem eles no Amazonas, no Taste-Vin [restaurante francês localizado no Lourdes]… Se eles não quiserem, entreguem o alvará aqui que tem muita gente querendo”, endureceu.

Cristiane, contudo, garantiu que a manifestação não teve nenhum vínculo político. “Tem um candidato na feira que é do setor de couro, mas não representa a feira toda, de jeito nenhum. Eu não quero nem saber da política. Eu só quero ajudar meus amigos, poder trabalhar e vender. Não tem nada político”, assegurou.

Ajustes precisam ser feitos

O membro titular da Comissão Paritária da Feira Hippie, Marcos Ferreira, informou ao BHAZ que, nesta terça-feira (29), haverá uma reunião para propor reajustes.

“Todo domingo vai ter uma readequação, até chegar no ponto ideal.” Ele também disse que todas as demandas serão levadas pela comissão, inclusive a da ala alimentícia. “Amanhã levaremos todas essas reclamações à prefeitura para ver se conseguimos dar uma melhorada”, afirma.

Outras reclamações

Marcos Ferreira revelou que as reclamações não foram exclusivas dos vendedores de alimentos.

“Os [feirantes] que ficaram no passeio, do lado do Parque Municipal [reclamaram], porque os clientes estavam sendo orientados a não transitar pelos passeios. Então as barracas que ficaram viradas para o passeio não tiveram visibilidade”, destacou.

Edição: Aline Diniz
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!