Atleta que gritou ‘fora, Bolsonaro’ ao vivo é denunciada pelo STJD

Carol Solberg dá entrevista ao vivo
Internautas consideraram a denúncia uma forma de censura (Reprodução/SporTV)

A atleta do vôlei de praia Carol Solberg foi denunciada pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), nessa segunda-feira (28), por causa de uma manifestação política contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). No dia 20 de setembro, durante uma entrevista ao vivo no SporTV2, a jogadora gritou “fora, Bolsonaro” e dividiu opiniões dentro e fora da internet (relembre aqui).

De acordo com o globoesporte.com, o Subprocurador Geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Voleibol, Wagner Dantas, encaminhou a denúncia para a secretaria do STJD. A esportista será autuada e designada para a sessão de julgamento, e Carol Solberg será intimada para apresentar defesa.

A atleta foi denunciada com base nos artigos 191 e 258 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que preveem punições para o descumprimento do regulamento de uma competição e “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código à atitude antidesportiva”.

As punições pelos descumprimentos podem variar: pelo primeiro artigo, ela pode ser multada em um valor entre R$ 100,00 e R$ 100 mil ou ser apenas advertida. Pelo segundo artigo, ela pode ser vetada de competir de uma a seis partidas e/ou ser suspensa de 15 a 180 dias. Nesse caso, a pena pode ser substituída por advertência.

‘Censura’

Nas redes sociais, usuários se dividiram entre a oposição e o apoio à atleta. Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro elogiaram a decisão do STJD, enquanto outros internautas, jornalistas e personalidades consideraram a denúncia uma forma de censura.

“A ‘denúncia’ é um bestialógico que confunde direito de expressão com uso de máscara contra a pandemia. Querem calar os esportistas. Apenas isso. E não têm coragem de assumir”, escreveu o jornalista esportivo Juca Kfouri em sua coluna no UOL. “Algum atleta foi denunciado por mostrar (legítima) simpatia ao presidente? Por que alguém seria punido por manifestar (legítima) antipatia? O inacreditável STJD precisa explicar isso”, questionou André Rizek no Twitter.

Edição: Marcela Gonzaga
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!