Anvisa faz alerta para que vitamina D de farmacêutica não seja consumida

Comprimidos
Suplemento continha mais de 600 vezes o limite permitido de vitamina D. (Imagem Ilustrativa/Envato)

Um alerta foi divulgado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que a Vitamina D da Stem Pharmaceutical não seja consumida. O teor de vitamina D acima do permitido pela legislação sanitária foi identificado pela empresa fabricante em um dos lotes do suplemento alimentar, e pode trazer complicações para a saúde.

Consumidores reclamaram do produto para a Stem Pharmaceutical que, após isso, fez uma análise laboratorial. A análise constou que os comprimidos continham mais de 600 vezes o limite máximo permitido para vitamina D na Instrução Normativa n. 28, de 2018. Esse nível de vitamina D traz muitos ricos à saúde, como níveis elevados de cálcio no sangue, náuseas, vômitos, fraquezas e complicações renais.

A Anvisa recebeu a notificação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, e o comunicado de que a Stem Pharmaceutical recolheria voluntariamente o lote de comprimidos alterados. Por conta do perigo à saúde, a agência de vigilância sanitária alerta para que o produto não seja consumido. Informações sobre o lote com teor incorreto de Vitamina D:

– Lote 19001 

– Tamanho do lote: 1600 frascos 

– Conteúdo líquido: 30 comprimidos 

– Forma de apresentação: comprimidos revestidos / 2.000 UI por comprimido 

– Data de fabricação 09/2019 

– Prazo de validade 09/2021 

Caso algum consumidor tenha o produto, a Anvisa recomenda que entre-se em contato com a empresa fabricante por meio dos canais de Serviço de Atendimento ao Consumidor Stem Pharmaceutical: 

– Telefone: (51) 3367-4033 

– E-mail: [email protected] 

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!