Bombeiros controlam incêndio no Parque Estadual do Ibitipoca

incêndio parque estadual do ibitipoca
Trabalhos no local mobilizam quase 100 pessoas e quatro aeronaves (Divulgação/CBMMG)

Equipes do Corpo de Bombeiros conseguiram controlar o incêndio que destruía parte do Parque Estadual do Ibitipoca, que fica em Lima Duarte, na Zona da Mata mineira. As chamas começaram na última segunda-feira (28) e destruíram um trecho de preservação ambiental. O entorno do parque ainda tem alguns focos de fogo e continua mobilizando bombeiros hoje (30).

De acordo com os socorristas, as equipes que atuam no local estão monitorando os pontos para que não haja reincidência das chamas dentro do parque e combatendo o fogo nas redondezas. Ao todo, trabalham no entorno do parque 98 pessoas, entre bombeiros militares, brigadistas, funcionários do parque e voluntários.

O Corpo de Bombeiros conta ainda com o apoio de dois aviões, dois helicópteros e militares e especializados de BH e de Juiz de Fora. Ainda não há um balanço oficial da área queimada, mas, apenas até ontem, apoiadores das equipes estimavam que quase dois mil hectares de vegetação já haviam sido destruídos pelo incêndio.

Estado em chamas

O incêndio no Parque do Ibitipoca deu trabalho para os militares no início da semana, mas infelizmente não foi o único. Além do Parque Estadual na Zona da Mata, o Corpo de Bombeiros trabalha ainda para controlar chamas que destroem grandes áreas de vegetação na Serra do Cipó e na Gruta Rei do Mato, ambas na região Central de Minas (veja aqui).

Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!