Minas registra 101 mortes por Covid-19 em 24h e infectologista faz alerta

entrada hospital covid
Média de novas mortes a cada 24h nos últimos sete dias é 66,1 (Amanda Dias/BHAZ)

Minas Gerais registrou 101 mortes por Covid-19 em 24 horas. O estado contabiliza até agora 295.169 casos da doença, segundo o boletim epidemiológico da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais). Ao todo, 2.878 novas notificações foram inseridas no registro de um dia para o outro.

A média do índice de novos óbitos nos últimos sete dias é de 66,1. Para o médico infectologista Leandro Curi, 101 mortes em um intervalo de 24 horas é um número espantoso. “Tá bem alto. Isso também pode estar relacionado ao atraso de dados em alguns lugares, que são aglutinados e somados todos no mesmo dia”, explica.

Com as novas confirmações de óbitos, Minas totaliza 7.360 mortes pela doença causada pelo novo coronavírus e mostra que a pandemia no estado ainda merece muita atenção. “Isso prova que a pandemia não está sob controle A diminuição dos casos está ainda muito lenta em MG e o perigo se mantém constante. Ignorar essa assertiva e ser omisso é condenar a si próprio e às pessoas do entorno um risco de infecção e de óbito”, ressalta o médico.

Até o momento, 846 municípios mineiros registraram casos da Covid-19 e 599 tiveram vítimas fatais.

BH

Na capital, os números apresentados pelo boletim epidemiológico municipal, divulgado ontem (29), apontam 42.236 casos confirmados de Covid-19. Já o número de mortes pela doença é 1242, um total de dez novos registros em 24 horas.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Edição: Roberth Costa
Camila Saraiva[email protected]

Jornalista formada pela PUC-Minas em 2015. Pós-graduada em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo Centro Universitário UniBH em 2019.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!