Governo autoriza volta às aulas na rede estadual no dia 19; veja as regras

sala de aula coletiva governo mg quinta
Ano letivo vai terminar em janeiro (Amanda Dias/BHAZ + Reprodução/Rede Minas)

Poucos dias depois de o governador Romeu Zema (Novo) adiantar que queria a volta às aulas na rede estadual ainda este ano, a SEE-MG (Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais) anunciou o cronograma de retomada as atividades. Os alunos do ensino médio poderão voltar a partir do próximo dia 19 nas cidades que estão na onda verde do Minas Consciente.

A novidade foi divulgada pela secretária estadual de Educação, Julia Sant’Anna, em entrevista coletiva nesta quinta (1º). A líder da pasta explicou que a retomada dos alunos que estão na reta final do ensino básico foi priorizada em função do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) – e vai ajudar a determinar todo o resto. “A cada 14 dias, sempre no escopo do planejamento do Minas Consciente, vamos avaliar se é possível a inclusão de outros anos de escolaridade”, adianta.

A presença dos alunos nas escolas, contudo, é opcional e as atividades no regime remoto serão mantidas mesmo com a retomada presencial. “Ninguém vai ser obrigado a assistir às atividades presencialmente.. O processo de contabilização de carga horária dos alunos será feito a partir da execução dos planos de estudos tutorados, que vão continuar a ser entregues”, explica a secretária.

Plano de ação

Para as escolas autorizadas a voltar com as atividades presenciais, os meses que restam no ano letivo – que vai terminar em janeiro de 2021 – serão divididos entre semanas para facilitar a ação: na metade dessas semanas, os professores estarão disponíveis presencialmente nas escolas e na outra metade, as orientações continuarão sendo feitas à distância.

As escolas que se enquadram na liberação do governo já poderão abrir as portas na próxima segunda-feira (5), para receber os funcionários e planejar o encerramento do ano no novo regime. Todas devem seguir as normas estabelecidas no protocolo desenvolvido pelo governo (veja aqui).

Quais escolas podem reabrir?

As cidades que estão na Onda Amarela do Minas Consciente serão autorizadas a retomar as aulas da Educação Superior e de cursos livres, contemplando alunos de graduação, pós-graduação e outras atividades de ensino. As regiões que regredirem e tiverem que voltar para a Onda Vermelha terão que suspender todas as aulas.

Os municípios que já estão na Onda Verde do programa podem retomar, além do Ensino Superior, as atividades da Educação Básica. A reabertura inclui a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. As cidades que voltarem para a Onda Amarela deverão adotar medidas mais restritivas.

De acordo com a SEE-MG (Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais), haverá um monitoramento constante durante a retomada das atividades escolares, com tomadas de decisão a serem feitas semanalmente. A pasta garante que os municípios e as famílias terão autonomia para tomar as decisões e ressalta que existe a possibilidade da suspensão das aulas.

Com Agência Minas

Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!