Mulher é presa em BH por manter cães em situação de maus-tratos

operação maus tratos pcmg bairro heliopolis
Policiais encontraram quatro cães em situação crítica de saúde (Divulgação/PCMG)

Um dia após a publicação da Lei Sansão, que estabelece penas mais duras aos responsáveis por maus-tratos contra cães e gatos, a Polícia Civil realizou a primeira operação contra o crime. Hoje (1º), os policiais encontraram quatro cães vítimas de maus-tratos em uma casa no bairro Heliópolis, na região Norte de BH. Um dos animais não conseguia nem andar sozinho. A responsável, uma mulher de 37 anos, foi presa em flagrante.

A intervenção foi realizada pela Delegacia Especializada em Investigação de Crimes Contra a Fauna, do Dema (Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Meio Ambiente). De acordo com o delegado Luiz Otávio Braga Paulon, após avaliação dos cães, gatos e galinhas que viviam no local, os maus-tratos foram identificados nos quatro cachorros: “Eles estavam magros, fracos, com sardas e bicheiras. Um rottweiler, em especial, não conseguia se alimentar, beber água e nem se levantar. Tivemos que improvisar uma maca para carregar o animal”.

‘Falta de cuidado e zelo’

Em depoimento, segundo Paulon, a tutora dos animais alegou que o cão mais debilitado apresentou esse quadro de ontem para hoje. A mulher contou que possui o rottweiler há vários anos e que ele estava bem de saúde. Em relação aos outros três cachorros, ela informou que os resgatou da rua há cerca de três meses. “Mas todos estavam com sinais de falta de cuidado e de zelo”, observa o delegado, ao acrescentar que a suspeita foi encaminhada ao sistema prisional e as investigações continuam para verificar se outras pessoas também poderão ser responsabilizadas.

A Lei nº 14.064/2020 foi publicada no Diário Oficial da União nessa quarta-feira (30). A chefe da Divisão Operacional do Dema, delegada Carolina Bechelany, explica que a norma modifica a Lei 9.605/1998 no que tange ao crime de maus-tratos contra cães e gatos. “A nova lei altera sobremaneira a pena do artigo 32, que era de detenção de três meses a um ano, e passa a ser de reclusão de dois a cinco anos”, explica. A legislação prevê ainda multa e proibição da guarda do animal.

A norma ficou conhecida por Lei Sansão, em homenagem ao cão pitbull que, cruelmente, teve as patas traseiras decepadas, em julho deste ano, na cidade de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Com PCMG

Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!