Posto de gasolina ganha ares de interior e vira atração em BH

posto fazenda avenida portugal
Posto com estilo de fazenda fica na avenida Portugal, na região da Pampulha (Arquivo pessoal/Homero)

Um posto de gasolina com uma pintura e estrutura estilo fazenda chama a atenção de quem passa pela avenida Portugal, no bairro Santa Amélia, região da Pampulha. O posto é do empresário João Pacífico Antunes, de 52 anos, e as pinturas foram feitas pelo artista Homero. Os dois conversaram com o BHAZ para explicar cada detalhe do local, que virou ponto turístico, e que encanta os belo-horizontinos.

João Pacífico é natural de Águas Vermelhas, na região Norte de Minas Gerais. “Eu nasci na fazenda, morei lá até meus 8 anos. Sempre gostei muito do interior, tenho boas lembranças com a minha avó, de andar por lá. Eu quero voltar para minha cidade daqui uns cinco anos, só vou deixar meus filhos crescerem mais um pouco. Enquanto eu não volto, quis pintar o posto para que ficasse parecido com o interior”, explica.

Fase de construção do projeto (Arquivo pessoal/Homero)

Alto investimento

Além do posto na avenida Portugal, o empresário também tem outro na Serra, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Os dois foram pintados no início de 2016. “A saudade da fazenda apertou, aí resolvi pedir para o Homero pintá-los. No início, era só uma parede, mas depois decidi pintar os dois por inteiro”, lembra.

O investimento, para os dois postos, foi de R$ 100 mil, e o empresário não se arrepende. Ele conta que as pessoas, muitas vezes, aparecem por lá somente para ver o posto. “Falam que é posto mais bonito de Belo Horizonte, que sentem prazer em entrar lá. As casinhas são parecidas com a casa da minha avó na fazenda, mas a maioria da pintura foi inventada mesmo. Passo a maior parte do meu tempo no posto, gosto de ficar lá”, completa.

Trabalho em duas semanas

O responsável pelas pinturas é o artista Homero. Ele explica que foi procurado após o empresário ter visto uma pintura no restaurante Farroupilha, perto do estádio Mineirão. “O João pediu para criar alguma coisa que lembrasse uma fazenda. Foi um trabalho planejado, de aproximadamente uma semana para cada posto”, começa.

Todas as colunas do posto foram transformadas em árvores, até o lava-jato. “Eu tinha feito feito as pinturas, e as colunas eram meio quadradas e feias. Aí o João pediu para criar alguma coisa, aí pensei nessas árvores. A gente utilizou recicláveis de tambores de ferro, cimento e tinta, para dar a tonalidade de musgo, para ficar natural. Fizemos nas 11 colunas, ficou parecendo que a laje do posto estava sustentada por árvores. Ficou muito interessante”, completa.

Lava-jato também ficou diferente (Arquivo pessoal/Homero)

Homero conta que foi a primeira fez que pintou postos de gasolina. “Geralmente trabalho em casas, com pinturas em beiras de piscina, quartos, salas. Foi algo mais próximo das pessoas, então o pessoal gosta de interagir. Também criei o jardim. Fomos fazendo aos poucos, arte não pode sair correndo e fazendo de qualquer jeito”, explica.

Quem estiver interessado em conhecer de perto o posto, ele fica na Avenida Portugal, 2597, bairro Santa Amélia, na região da Pampulha.

Galeria

O artista Homero enviou diversas fotos do posto da avenida Portugal ao BHAZ. Veja:

Edição: Roberth Costa
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!