BH 40ºC? Recorde pode acontecer por conta de queimadas e tempo seco

calor intenso bh
Calor é intenso na capital mineira, e temperaturas devem subir ainda mais (Moisés Santos/BHAZ)

O calor intenso que atinge Belo Horizonte deve piorar ainda mais na próxima semana, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Com o tempo seco e às queimadas que atingem o entorno da capital mineira, o belo-horizontino pode vivenciar um recorde histórico na próxima semana, passando dos 40ºC, e com umidade relativa do ar abaixo dos 20%. A Defesa Civil emitiu um alerta.

O meteorologista Cléber Souza, do Inmet, explica que as altas temperaturas são normais na primavera. “É o momento em que se bate recordes de temperaturas todo ano. É um período que praticamente não tem nuvens, e o tempo fica muito seco. Temos uma massa de ar continental predominando na cidade, e as frentes frias não estão conseguindo barrá-la”, conta ao BHAZ.

Ainda hoje, o especialista afirma que a temperatura pode superar os 38ºC em BH. “Na parte da manhã, por volta das 11h, a temperatura já estava marcando 33ºC. No período da tarde, devemos bater 38ºC. A umidade relativa do ar fica abaixo dos 20% e, por isso, não devemos fazer exercícios físicos nas horas de maior aquecimento, entre às 10h e 16h, é preciso se hidratar bastante e usar protetor solar”, complementa.

Ainda segundo o meteorologista, podemos ter um “leve refresco” no fim de semana. “Mas na semana que vem, uma onda de calor ainda mais intensa é esperada, com temperaturas que podem passar dos 40ºC, tendo um recorde histórico na capital mineira. A chuva também é esperada para o fim da próxima semana”.

Poluição e queimadas

A poluição e as queimadas que atingem o entorno de Belo Horizonte são apontadas como algumas das causas do calor intenso. “A união desses fatores influencia no clima da cidade. Essa cor amarela que vemos no céu, no fim da tarde, é por conta da poluição e das queimadas”.

Frente fria

Uma frente fria se aproxima de Minas Gerais neste fim de semana, mas não chegará em BH, segundo o meteorologista. “Na próxima semana, uma outra frente fria aparece e, aí sim, podem ocorrer chuvas, mas ainda não é possível precisar com exatidão. Na manhã de hoje, BH teve umidade relativa do ar de 17% e, com isso, estamos em estado de alerta”, completa.

A Defesa Civil emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar para Belo Horizonte, válido até o fim da tarde desta sexta-feira (2). Contudo, o alerta deve ser estendido.

Incêndios na Serra do Cipó

O Corpo de Bombeiros chegou ao quinto dia de atuação nos incêndios que atingem a Serra do Cipó, na região Central do estado. São 117 profissionais envolvidos, entre brigadistas e voluntários. A corporação utiliza uma aeronave Pégasus, além de dois aviões Air Tractor para o combate às chamas.

Este é o primeiro ano em que o Corpo de Bombeiros Militar aluga horas de voo do norte-americano Air Tractor para o combate ao fogo, que anteriormente eram combatidos com o auxílio de helicópteros “bambi bucket” (cestos), com capacidade para 400 litros. A aeronave gera mais autonomia, otimiza a operação, tornando mais eficiente a atuação dos militares. Economicamente, o Air Tractor também se torna mais vantajoso que os helicópteros, uma vez que reduz o número de viagens e, consequentemente, a reposição de combustível.

incêndio serra do cipó
Incêndio na Serra do Cipó – CBMMG/Divulgação

Os helicópteros continuam a ser utilizados, sobretudo em focos mais pontuais e também na alocação de equipes em pontos estratégicos, como locais de relevo acidentado ou isolados devido às chamas. Essa atuação complementar, utilizando aviões, helicópteros e equipes em solo garante uma eficácia muito maior nas ações de combate, gerando mais segurança para as equipes e a extinção do incêndio em menor tempo, garantindo assim um menor dano aos biomas locais.

Edição: Marcela Gonzaga
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!