BH ganha cinco novos túneis de desinfecção contra Covid-19

bh estação pampulha pandemia
Estruturas serão instaladas em estações de ônibus com grande circulação (Imagem ilustrativa: Amanda Dias/BHAZ)

A partir da próxima terça-feira (6), Belo Horizonte vai receber cinco novos túneis de desinfecção como medida de enfrentamento à Covid-19. As estruturas vão ficar em pontos de grande circulação, atirando jatos de água ozonizada sobre os passageiros do transporte público da capital. A iniciativa é uma parceria da Transfácil, da CDL-BH (Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte), da Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) e do Senai (Serviço Nacional de Apredizagem Industrial).

O primeiro túnel já havia sido instalado, em agosto, na estação BHBus Pampulha. Os novos vão ficar nas estações Carijós, Rio de Janeiro, Barreiro, São Gabriel e Venda Nova. E essa não é a primeira ação da CDL-BH para ajudar no combate ao coronavírus na capital. Em junho, a entidade, em parceria com a Fiemg, instalou 50 totens de álcool gel nos seis grandes terminais de transporte coletivo da cidade e em 14 estações do sistema Move nas avenidas Antônio Carlos, Cristiano Machado, Pedro I e Vilarinho.

“Os grandes terminais e as estações de transferência são pontos de grande circulação de pessoas. Nosso objetivo, com a instalação dos túneis e dos totens de álcool em gel, é engajar ainda mais as pessoas para que adotem comportamentos que ajudam no combate à doença”, afirma o presidente em exercício da CDL/BH, José Angelo de Melo.

Como funciona?

O “túnel de desinfecção” não utiliza produtos químicos e reduz possível transmissão para outras superfícies do ambiente através da emissão de uma névoa de água ozonizada. De acordo com uma nota técnica do Senai, o equipamento processa a solução do gás na água em um percentual muito abaixo do que poderia ser prejudicial ao ser humano, de modo que a respiração do ozônio não traga danos à saúde dos moradores. Essa fórmula é utilizada até mesmo para desinfecção de água, tornando-a potável.

Anota do Senai esclarece ainda que outro ponto positivo para a saúde dos usuários é que o túnel não utiliza produtos químicos para a desinfecção. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), contudo, também já publicou uma nota técnica onde afirma que, até o momento, não existe comprovação científica da eficácia de túneis para desinfecção de pessoas.

Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!