Semelhança com Bolsonaro deslancha campanha de candidato ‘Bolsonaldo’

bolsonaldo de marituba
Pela primeira vez Enaldo vai disputar as eleições (Divulgação/Enaldo Rodrigues + Reprodução/TSE)

De Norte a Sul, a chegada das eleições faz surgir candidatos com campanhas, apelidos, personalidades – e até mesmo aparências inusitadas. Um postulante ao cargo de vereador, da cidade de Marituba, no Pará, é um deles. O homem ganhou destaque por conta da semelhança visual com um político pra lá de famoso: ninguém menos do que o presidente Bolsonaro (sem partido). E as semelhanças vão além da aparência, já que Enaldo Rodrigues Araújo é popularmente conhecido como Bolsonaldo.

O comerciante vai disputar as eleições municipais pela primeira vez e conta, ao BHAZ, como surgiu a ideia de se lançar candidato. “A situação do nosso município está complicada. Não temos assistência na saúde e sempre falta profissionais para atender a população. O desemprego também é preocupante. Vejo o sofrimento na vida do povo de Marituba. O pessoal falou comigo que estava na hora e resolvi aceitar o desafio”.

A mudança do nome Enaldo para Bolsonaldo se deu em 2018, quando o então deputado federal Jair Bolsonaro foi candidato à presidência da República. “Eu nem conhecia ele. Um amigo me disse: ‘Naldo, tem um deputado que está tentando ser presidente que é parecido demais com você. Até acho que vocês são irmãos’. Quando fui ver fiquei espantado com a nossa semelhança”, relembra.

Apesar de se parecer com o presidente, Enaldo escolheu o PCdoB (Partido Comunista do Brasil) para se candidatar, legenda que faz oposição ao governo Bolsonaro.

View this post on Instagram

65.555 #PorUmaNovaHistória ???? #marituba

A post shared by Bolsonaldo 65.555 (@bolsonaldo_65) on

Sucesso por onde passa

A eleição de Jair Bolsonaro fez Enaldo se tornar, definitivamente, o Bolsonaldo de Marituba. Por onde passa na cidade, o sucesso é garantido. Foi o que fez ter certeza de que o nome deveria aparecer na urna quando as pessoas forem votar nele. “O povo que trocou meu nome para Bolsonaldo. Falei que isso tinha que estar na urna. É a voz do povo”.

O candidato conta que adultos e crianças o param nas ruas pedindo para tirar fotos, tamanha a semelhança com o presidente. “Hoje mesmo fui ao banco e a atendente pediu uma foto, porque a mãe dela gosta muito do Bolsonaro. Se foto garantisse voto eu já estava eleito”, conta.

A campanha de Enaldo vai “tomando corpo” com a divulgação dos santinhos e do jingle, a música utilizada por candidatos. A dele é uma paródia de Já que me ensinou a beber, de Os Barões da Pisadinha. “Vote no Naldo pra vencer. Bolsonaldo não promete, ele faz acontecer”, diz um dos trechos do jingle.

Esquerda x Direita

Questionado sobre a posição política, Bolsonaldo se esquiva e prefere não assumir um lado. Ele diz que é do povo. “Não me considero nem de direita nem de esquerda. Sou neutro. Escolhi o PCdoB porque o candidato a prefeito do partido é meu amigo e fizemos esta parceria. Eu sou do povo, a minha luta não é partidária”, explica.

Possível encontro

Enaldo espera poder encontrar Jair Bolsonaro e nutre esperanças de que a reunião ocorra um dia. Ele ainda arrisca dizer que pode ser irmão do presidente. “Tenho fé em Deus que vai chegar até ele e que um dia ele vai vir aqui em Mirituba. Meu pai teve 22 filhos e muitos irmãos eu ainda não conheço. Quem sabe ele não é meu irmão?”, finaliza aos risos.

bolsonaldo e bolsonaro
Enaldo sonha em conhecer Jair Bolsonaro (Divulgação/Enaldo Rodrigues + Alan Santos/PR)
Edição: Roberth Costa
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!