Senai abre 985 vagas para cursos de qualificação profissional gratuitos

computador curso online
Podem se inscrever pessoas com ensino médio ou fundamental completos (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) abriu 985 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional à distância. São mais de dez cursos de diferentes áreas voltados para pessoas que tenham ensino fundamental ou médio completos e renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. As inscrições ficam abertas até o próximo dia 12, mas as vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Os interessados nos cursos não precisarão passar por nenhum processo seletivo além da inscrição. “Depois que o candidato se inscrever e anexar os documentos exigidos, a Firjan Senai realizará conferência da documentação e, se estiver tudo certo, efetivará a matrícula do estudante no curso pretendido”, explica a instituição, no site.

Os cursos têm carga horária que varia de 160 a 240 horas e são oferecidos pelo Senai do Rio de Janeiro. Contudo, em vários deles, as aulas serão online, à distância, então pessoas do Brasil inteiro podem participar. Entre as opções oferecidas, estão cursos de Almoxarife, Assistente de Controle de Qualidade, Eletricista Instalador Residencial, Controlador e Programador de Produção, Eletricista de Automóveis e vários outros.

Quem pode participar?

Só poderão se inscrever nos cursos os alunos que preencherem os pré-requisitos. São eles:

  • Possuir renda familiar mensal per capita bruta de no máximo 1,5 salário mínimo (O somatório das rendas da família dividido pelo número de pessoas na família tem que ser menor ou igual a R$ 1.567,5 – 1,5 salário mínimo);
  • Possuir os pré-requisitos necessários e específicos ao curso em questão (confira no edital), idade e escolaridade, e apresentar no ato da matrícula os documentos elencados no edital;
  • Possuir requisitos de computador/notebook e acesso à Internet banda larga necessários para acompanhamento do curso.

Como se inscrever?

Para fazer a inscrição, basta entrar no site (acesse aqui) e anexar os documentos necessários. Depois disso, se a documentação estiver correta, a matrícula será feita automaticamente. Para conferir o edital com a lista dos cursos, documentos exigidos e demais regras, clique aqui.

Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!