Vídeo de sucuri gigante rodeada de serpentes impressiona; biólogo explica

imagens de cobra sucuri gigante atravessando estrada
A cena na verdade mostra uma sucuri fêmea sendo seguida por machos (Reproduçao/Tik Tok)

Um vídeo que mostra uma sucuri gigante atravessando uma estrada acompanhada de outras cobras menores viralizou no Tik Tok com quase 2 milhões de visualizações. As pessoas que flagraram o momento ficaram espantadas com o tamanho do animal e a quantidade de serpentes reunidas em um só lugar. Ainda não se sabe quando e onde o registro foi realizado.

“Olha o tamanho! Só os fiote, olha o tamanho dos fiotes”, diz uma das pessoas diante da cena. “Que lindo os nenês dela”, afirma outra. Nas imagens ainda é possível localizar um teiú que parou um pouco antes na estrada já que o caminho estava impedido pela cobra enorme que atravessava a estrada em direção a um rio. “Você já vai virar comida dela”, alertou um dos presentes (assista abaixo).

Filhotes que nada!

Para a surpresa de muitos, o vídeo não se tratava de uma sucuri mãe com seus filhotes. É o que explica o biólogo Henrique Abrahão Charles, especialista em comportamento predatório de boídeos como jiboia, anacondas e sucuris. “Não é a mamãe e os filhotinhos. Na verdade, é a sucuri fêmea acompanhada dos machos. Quando a fêmea atinge a maturidade sexual ela já é maior do que o macho”, explica.

Ele conta em um vídeo publicado no YouTube (veja abaixo) que a reprodução das sucuris é muito diferenciada pois elas não colocam ovos e os filhotes já nascem “prontos”. “Quando vão se reproduzir, vários machos vão atrás. Por isso nessa estrada ela esta atravessando indo pra lagoa, os machos vão todos atrás pra tentar fazer a cópula com a fêmea”, detalha.

Sucuris

Segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), a sucuri é a segunda maior cobra do mundo e pode ser encontrada no Brasil nas regiões do Cerrado, Pantanal e na Amazônia. Elas não são ágeis em ambiente terrestre, mas são velozes dentro d’água podendo ficar até 30 minutos sem respirar. A sucuri não é venenosa, mas é tão forte que mata sua presa por esmagamento.

Edição: Roberth Costa
Camila Saraiva[email protected]

Jornalista formada pela PUC-Minas em 2015. Pós-graduada em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo Centro Universitário UniBH em 2019.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!