A origem do Dia das Crianças e quais países celebram a data

criancas brincando quadro
No Brasil (Fernando Frazão/Agência Brasil


Recordar a infância é a mais doce forma de ser feliz novamente. Ser criança é ter uma vida sem preocupações e rodeada de brinquedos e brincadeiras. Por isso, muitos pequeninos do mundo aguardam o Dia Das Crianças para celebrar essa época e ganhar muitos presentes. Mas você sabe qual é a origem do Dia das Crianças e quais países celebram a data?

Origem do Dia das Crianças

O Dia Internacional da Criança foi proclamado em 1925, durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança. Logo depois, a data passou a ser celebrada em vários países no dia 1º de junho. Por outro lado, a ONU reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança. Neste mesmo dia, no ano de 1959, foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança e em 1989, a Convenção Sobre os Direitos da Criança.

A origem do Dia das Crianças no Brasil

No Brasil, no dia 12 de outubro de 1924, o presidente, Arthur Bernardes, assinou o decreto, tornando o dia oficial das crianças no país. No entanto, a data só emplacou na década de 1960, quando a marca Johnson & Johnson criou a Semana do Bebê Robusto e a Estrela, fábrica de brinquedos, resolveu aderir. As duas fábricas promoveram a Semana da Criança, em torno da data que já existia. Na época, as vendas de produtos aumentaram exponencialmente.

Dias das Crianças em outros países

Outros países também celebram a data, afinal qual criança não gosta de ganhar presentes? Confira abaixo as datas em que outros países comemoram o Dia das Crianças:

  • Alemanha – 20 de setembro
  • Argentina – 2º domingo de agosto
  • Austrália – 4ª quarta-feira de outubro
  • Canadá – 20 de novembro
  • China – 1 de junho
  • Estados Unidos – 1º domingo de junho (podendo variar de estado para estado)
  • França – 20 de novembro
  • México – 30 de abril
  • Portugal – 1 de junho

Ofertas para o Dia das Crianças

Agora que já sabemos a origem do Dias Crianças e como a data é comemorada em vários países, que tal conferir algumas promoções de grandes lojas de todo o Brasil para que o Dia das Crianças seja ainda mais divertido?

ofertas dia das crianças
dia das crianças ri happy
Marcela Gonzaga[email protected]

Editora do BHAZ desde fevereiro de 2020. Jornalista graduada pela Newton Paiva. Trabalhou como produtora de TV e chefe de produção durante 14 anos, com passagens pela RecordTV, Rede Minas, RedeTV!, TV TRT-MG e TV TJMG.