Homem rasga pergaminho de R$ 1,7 bilhão por acreditar que era falso

pergaminho chinês rasgado
Item foi roubado de colecionador junto com vários outros objetos (Reprodução/The Guardian)

Um homem rasgou um pergaminho antigo avaliado em 230 milhões de libras esterlinas – o equivalente a R$ 1,7 bilhão – porque acreditou que se tratava de um item falso. O pergaminho, que foi roubado da casa de um colecionador e repassado ao homem, tinha a caligrafia do ex-líder chinês Mao Zedong. As informações são do The Guardian.

De acordo com a polícia, o pergaminho foi tirado da casa do colecionador, em Hong Kong, em um roubo multimilionário orquestrado por três invasores. O dono das peças roubadas estava em outra cidade, impedido de voltar para casa por causa da pandemia de Covid-19. As peças foram repassadas a outros compradores, que, segundo as autoridades, não desconfiaram da procedência.

Um deles, no entanto, desconfiou da autenticidade do pergaminho que havia adquirido e, para facilitar a exposição, já que acreditava não se tratar de uma peça original, resolveu rasgá-lo ao meio. “De acordo com nossa investigação, alguém achou que a caligrafia era muito longa”, disse Tony Ho, superintendente sênior do escritório de crime organizado da polícia, em entrevista coletiva na última terça (6).

“Era difícil mostrar o pergaminho, colocá-lo em exposição. Por isso, ele foi cortado ao meio”, completou o superintendente. Além do pergaminho, foram roubados 24 mil selos postais chineses e sete rolos de caligrafia. Ao todo, o colecionador estima que perdeu cerca de 645 milhões de dólares. Três suspeitos do crime já foram presos.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!