BH vê temperatura despencar 4 dias após o mais quente da história

imagem ilustrativa de céu nublado com chuva em BH
Semana vai ser de mais chuvas na capital (Amanda Dias/BHAZ)

O tempo parece estar pregando uma peça nos belo-horizontinos. Depois de registrar a chuva mais intensa de sempre e o dia mais quente da história, a capital mineira anotou 16ºC neste domingo (11). A temperatura não chega a ser um marco significativo, mas representa uma diferença de 20ºC em apenas quatro dias, já que o calor recorde de 38,4ºC foi registrado na última quarta (7).

E prepare-se: a temperatura deve mudar novamente nos próximos dias. “Não vai ficar tão quente como nas últimas semanas, mas vamos chegar nos 30ºC de novo”, afirma ao BHAZ o meteorologista Heriberto dos Anjos, da GeoClima Soluções Ambientais. “Mas a alta de temperatura virá acompanhada de pancadas típicas da primavera”, complementa.

Esse friozinho que sentimos hoje indica uma marca importante. Conforme o especialista, o cenário mostra que a massa de ar seca e quente que atuava no estado foi quebrada e, portanto, o período chuvoso deve começar de fato. Consequentemente, a umidade do ar subiu, passando dos 60% na capital, índice recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Segundo a Defesa Civil de BH, as chuvas podem atingir a capital mineira até a manhã de amanhã: comunicado aponta o risco de chuvas (de até 20 mm) com raios e rajadas de ventos ocasionais em torno de 45 km/h. O alerta vale até às 8h de segunda-feira (12). “Ainda tem chuva se aproximando na região nas próximas horas com rajadas de vento”, prevê dos Anjos.

‘Isfriô, né?’

Ao menos a trégua do calorão quase insuportável foi dada. “Tivemos dias com mais nebulosidade e até rajadas de vendo acima de 72km/h nesse sábado em BH”, explica o meteorologista Heriberto dos Anjos. E, como de costume, o tempo mais uma vez pautou as redes sociais, em especial o Twitter.

“Que fique claro que eu não tô reclamando mas vejam bem como BH passou de um calor absurdo pra frio do NADA”, comentou uma pessoa. Seguindo a mesma linha de pensamento, outro usuário compartilhou: “BH eh assim ne, ou vc torra de calor ou congela de frio”.

Lembrando que no fim da tarde de ontem (10), algumas regiões da cidade, como a Zona Leste, tiveram uma intensa ventania com chuva rápida, que fez o céu escurecer de repente (leia aqui).

Edição: Thiago Ricci
Camila Saraiva[email protected]

Jornalista formada pela PUC-Minas em 2015. Pós-graduada em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo Centro Universitário UniBH em 2019.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!