Bombeiros recebem 40 chamados de afogamento em Minas

Bombeiro em represa durante resgate de vítima de afogamento
Ano passado, os Bombeiros registraram 177 casos de afogamentos (CBMMG/Divulgação)

As primeiras duas semanas de outubro mobilizaram as equipes de resgate do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. A corporação atendeu até hoje (12), 40 chamados por afogamentos seja em lagos, rios, represas, piscinas ou cachoeiras no estado. Um número alarmante, considerando que no mês passado foram 49 ocorrências durante um período de 30 dias. Ano passado, foram 177 casos contabilzados.

Só nesse domingo (11), os bombeiros registraram dois afogamentos com mortes. Os militares reforçam que o perigo existe mesmo para aquelas pessoas que sabem nadar.

Pescador morre em represa

Um homem morreu afogado na tarde de ontem (11) dentro da represa de Furnas, nas imediações de um condomínio na zona rural de Alfenas, no Sul de Minas. Testemunhas relataram que o pescador estava a 15 metros da margem e ao caminhar para uma área mais distante, acabou se afundando e não retornou. Um bombeiro que estava de folga em um sítio próximo mergulhou na represa em busca do homem e encontrou o corpo da vítima já sem sinais vitais. O protocolo de reanimação foi feito até que a equipe de resgate do Corpo de Bombeiros e do Samu chegassem, mas o homem morreu no local. A Polícia Civil também compareceu no local.

Segunda morte

A outra morte por afogamento em Minas nesse domingo aconteceu na cidade de Montes Claros, no Norte de Minas. Duas equipes do Corpo de Bombeiros e a aeronave da Companhia Especial de Operações Aéreas foram acionadas na lagoa.

Um homem de 57 anos estava nadando na companhia dos amigos quando submergiu na água e não foi mais visto. Os militares iniciaram as buscas utilizando técnicas de mergulho livre, localizando a vítima, após cinco minutos de trabalho, a uma profundidade de aproximadamente três metros. As equipes fizeram os procedimentos de reanimação, mas após várias tentativas, foi constatado o óbito.

Como prevenir afogamentos?

Os Bombeiros recomendam seguir algumas orientações para evitar acidentes, principalmente em épocas de calor, onde as pessoas tendem a se refrescar em cachoeiras, lagos e rios. Veja abaixo:

  • Procure sempre local onde exista a presença de guarda-vidas ou do Corpo de Bombeiros Militar;
  • Procure um local seguro e apropriado para seu lazer;
  • Não entre em águas poluídas ou em locais onde há aviso de perigo;
  • Fique atento e respeite as placas e faixas de advertência;
  • Nunca nade sozinho;
  • Se ingerir bebida alcoólica não entre na água;
  • Permaneça próximo à margem;
  • Nunca salte de locais elevados para dentro da água;
  • Não faça brincadeiras de mau gosto (caldos, trotes, saltos);
  • Evite fazer refeições pesadas antes de entrar na água;
  • Pais ou responsáveis: não deixem as crianças sozinhas;
  • Evite permanecer próximo de onde haja embarcações.
Edição: Marcela Gonzaga
Camila Saraiva[email protected]

Jornalista formada pela PUC-Minas em 2015. Pós-graduada em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo Centro Universitário UniBH em 2019.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!