Alto Vera Cruz, Lindéia e Cabana têm mais mortes por Covid-19 em BH

upa centro-sul mapa mortes covid bh
Número total de mortes já passa de 1,3 mil (Amanda Dias/BHAZ + Divulgação/PBH)

O Alto Vera Cruz, na região Leste, ultrapassou o Lindéia, no Barreiro, e agora é o bairro de Belo Horizonte com maior número de moradores mortos pela Covid-19. Ao todo, já são 29 vítimas por lá. Entre os mais infectados, o bairro também está no topo da lista, com 327 diagnósticos confirmados e atrás apenas do Buritis, na região Oeste, e do Lourdes, na Centro-Sul.

Os dados são do boletim epidemiológico atualizado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) nesta quarta-feira (14). O levantamento considera os casos notificados até a última sexta (9). Atrás do Alto Vera Cruz, em número de vítimas, estão:

  • Lindéia (27)
  • Cabana do Pai Tomás (23)
  • Jardim Alvorada (18)
  • Mantiqueira (18)
  • Serra (17)

Também têm números significativos os bairros Santa Terezinha, na Pampulha, com 15 vítimas, São Geraldo (região Leste) e São João Batista (Venda Nova) – com 14 mortes cada – e o Novo Aarão Reis (Nordeste), com 13 óbitos confirmados.

Diagnósticos

Já entre os bairros com maior número de casos confirmados da doença, o Buritis, na região Oeste, e o Lourdes, na região Centro-Sul, continuam se destacando, seguidos de perto pelo Alto Vera Cruz. Todos com mais de 200 diagnósticos já confirmados. Conforme o balanço divulgado hoje, o topo da lista está assim:

  1. Buritis (327)
  2. Lourdes (232)
  3. Alto Vera Cruz (226)
  4. Padre Eustáquio (218)
  5. Sagrada Família (218)
  6. Lindéia (217)
  7. Castelo (207)

Abaixo deles, também se destacam o Mantiqueira, em Venda Nova, e o Serra, na região Centro-Sul, ambos com mais de 190 casos confirmados.

mapa distribuição covid por bairro bhmapa distribuição covid por bairro bhmapa distribuição covid por bairro bhmapa distribuição covid por bairro bh
Distribuição espacial dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e óbitos positivos para covid-19 até 9/10 (Divulgação/PBH)

Como estão os indicadores?

Ainda conforme os dados divulgados pela PBH nesta quarta, os três indicadores utilizados para medir os riscos da pandemia em Belo Horizonte estão no nível mais baixo. O fator RT – taxa que indica quantas pessoas cada infectado contamina, em média – está em 1, considerado seguro.

Já as taxas de ocupação de leitos de UTI e enfermaria dedicados a pacientes com Covid-19 também estão no nível verde, ambas abaixo de 50%. Entre os 741 leitos de UTI voltados para o tratamento da doença nas redes pública e suplementar, apenas 35,4% estão sendo utilizados. Já nos leitos de enfermaria, dedicados para os pacientes com quadros mais leves, a taxa de ocupação é de 32,3%.

A capital atingiu hoje a marca oficial de 45.120 infectados pela Covid-19 – número que pode aumentar em breve, já que outros dois mil casos estão em observação. Além disso, os dados oficiais já contabilizam 1.372 pessoas que perderam a batalha contra a Covid-19 em BH.

Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!