Outubro Rosa: Unidades do Sesc em BH realizam mamografias gratuitas

mulher fazendo mamografia, sesc saúde mulher
A mamografia é recomendada para mulheres entre 50 a 69 anos pelo Instituto Nacional de Câncer (Divulgação/Sesc MG)

O Sesc Minas Gerais oferece, durante o mês de outubro, mamografias gratuitas para moradoras de Belo Horizonte. A unidade móvel Sesc Saúde da Mulher I realizará consultas, de segunda a sábado, no Sesc Venda Nova. Os atendimentos devem ser agendados (veja ao fim do texto). A iniciativa ocorre junto ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama.

Outubro Rosa é um movimento mundial dedicado à discussão sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Todos os anos, desde a década de 1990, celebra-se o Outubro Rosa. Além da conscientização sobre o câncer de mama, a campanha também discute sobre o câncer de colo de útero. As discussões promovem mais acesso aos serviços de diagnóstico e reduz a taxa de mortalidade pelas doenças.

De acordo com o Sesc-MG, o Brasil “ocupa a primeira posição mais frequente em todas as Regiões” quanto à incidência da doença. “A prevenção continua sendo o melhor remédio”, reforça a unidade. Uma estimativa do INCA (Instituto Nacional de Câncer) prevê que, neste ano de 2020, tenham-se 66.280 novos casos. Por isso, campanhas como o Outubro Rosa são importantes para que haja diminuição do número de casos.

Sinais de alerta

Segundo o Sesc-MG, os sinais e sintomas variam, e algumas mulheres podem não apresentá-los. “É recomendável que a mulher conheça suas mamas e seu corpo, e saiba reconhecer alterações para poder procurar por um profissional de saúde. A detecção precoce da doença aumenta a possibilidade de cura”.

Os cinco prováveis sinais são:

– Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;

– Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

– Alterações no bico do peito (mamilo);

– Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;

– Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Caso apresente algum dos sinais, um médico especialista deve ser procurado.

Prevenção do câncer de mama

Recomenda-se que a mulher apalpe as próprias mamas com uma certa frequência, para a possível identificação de alguma alteração. “No caso de detecção de alguma anormalidade, um médico especialista deve ser consultado”, recomenda o Sesc MG. Manter hábitos saudáveis também é uma boa forma de prevenção. Dados do INCA apontam que 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis.

Confira alguns deles:

– Praticar alguma atividade física regularmente;

– Ter uma alimentação saudável;

– Manter o peso corporal adequado;

– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

– Evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

A mamografia, de acordo com o INCA, é a melhor forma de identificar e/ou prevenir o câncer de mama. O instituto também indica a mamografia apenas para mulheres entre 50 a 69 anos, a cada dois anos. Antes dessa faixa etária, é preciso que haja uma recomendação médica específica sobre o caso.

Atendimento gratuito em BH

Neste mês, a unidade móvel Sesc Saúde da Mulher I estará no Sesc Venda Nova. O projeto Sesc Praça da Saúde oferecerá mamografias, consultas, ultrassons (pélvico, mamário e endovaginal) e papanicolau, com a possibilidade de atendimentos com médica ginecologista.

O agendamento deve ser feito pelo telefone (31) 3048-7400. Os atendimentos estarão disponíveis de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Aos sábados, o atendimento será feito das 8h às 17h. O Sesc Praça da Saúde estará em Venda Nova até 11 de dezembro.

Endereço Sesc Venda Nova: Rua Maria Borboleta, s/nº, bairro Novo Letícia

No Sesc Centro de Excelência em Saúde, que fica na rua Viana do Castelo, 645, bairro São Francisco, também serão oferecidas mamografias gratuitas para mulheres que se enquadrem nos seguintes requisitos:

– Ser trabalhadora do comercio de bens, serviços e turismo, com habilitação válida, ou dependente;

– Ter idade entre 50 e 69 anos – não é necessário pedido médico;

– Demais faixas etárias – necessário pedido médico.

O agendamento deve ser feito pelo telefone (31) 3270-8100.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!