Polícia prende homem que matou irmã a facadas e fez sobrinhos reféns

tio faz sobrinho refém igarapé viaturas pm
Equipe do BOPE trabalhou durante toda a tarde nas negociações (Real Publicação/Reprodução)

O caso do homem que esfaqueou a irmã e fez dois sobrinhos reféns hoje (14), dentro de casa em Igarapé, na região metropolitana de BH, foi encerrado depois de quase quatro horas de negociações. As crianças, uma menina de 11 anos e um garoto, 4, foram resgatadas sem ferimentos, mas a mãe, que estava grávida de quatro meses, morreu a caminho do hospital. O homem foi preso.

De acordo com a PM, as equipes foram acionadas por volta das 13h, com a informação de que uma mulher havia sido esfaqueada e, logo em seguida, outra ligação dava conta de que o autor era o irmão dela. “A alegação dele no momento em que nós chegamos, cerca de oito minutos depois, era de que ela havia colocado droga na bebida dele. Foi só o que ele falou”, explicou o tenente-coronel Carlos Eduardo Caetano Itabirano, em entrevista coletiva no fim da tarde.

Os militares ainda não sabem exatamente como foi a dinâmica do crime – se o homem chegou em casa alterado ou se algum problema pontual levou ao ataque contra a irmã -, já que a única coisa que ele disse nas negociações foi que ela havia colocado droga na água que ele bebia. A mulher chegou a ser socorrida por populares e levada a uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) local, mas não resistiu.

Tarde de ameaças

Ainda segundo o tenente-coronel, as negociações, que se estenderam pela tarde, foram muito delicadas, já que o homem a todo tempo ameaçava jogar o sobrinho mais novo pela janela. “Por ser menor, por ser mais leve, ele conseguia erguer o garoto e colocar pra fora da janela. E a gente naquele trabalho de acalmá-lo para que ele não fizesse essa bobagem”, lembra.

O vídeo abaixo, publicado pela página Igarapé Livre, mostra uma das ocasiões em que o homem coloca o sobrinho para fora da janela. Nas imagens, é possível ver vários moradores curiosos com a situação, enquanto o menino grita e se desespera.

View this post on Instagram

Homem dá facada em irmã grávida e faz sobrinhos de reféns em Igarapé Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) esteve no local e negociou a libertação das vítimas e rendição do criminoso Um homem foi preso após fazer refém duas crianças, no início da tarde desta quarta-feira (14), no Centro de Igarapé, na Grande BH. O crime deu início por volta das 13h, quando o homem discutia com a irmã e a golpeou com facadas. Segundo informações de testemunhas que estiveram no local do crime, na Rua Primeiro de Maio, depois de ferir a mulher, ele pegou os dois filhos dela e os manteve reféns. A vítima estava grávida de quatro meses. Ela chegou a ser encaminhada para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Igarapé, mais não resistiu aos ferimentos. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) esteve no local e foi responsável pelas negociações. Por volta das 16h, as duas crianças foram libertadas e o autor foi preso logo em seguida. O major Flávio Santiago, porta-voz da PM, informou que a ocorrência exigiu muito trabalho da equipe que está concentrada no local. Confira o que conta o major Santiago: “Por volta das 13h, a PM foi acionada para uma “vias de fato” e, ao chegar no local, a vítima tinha acabado de ser socorrida por populares, esfaqueada. Depois veio a informação que viria a óbito. Esse cidadão, que temos a informação prévia de aproximadamente 30 anos de idade, vinha a ser irmão da vítima do esfaqueamento.

A post shared by Igarapé_Livre (@igarapelivre) on

Pouco depois da chegada da polícia, uma equipe do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) também chegou ao local e tomou a frente das negociações, que terminaram quase quatro horas depois, com as duas crianças liberadas.

O tenente-coronel Itabirano explica que foi justamente o cuidado com as crianças que norteou todo o processo. “[Passamos] o tempo todo negociando, porque ele estava na janela. Visando preservar a integridade das crianças, a gente faz aquela negociação bem controladinha ali, para que ele não fizesse uma besteira”, afirma. Sobre o desfecho, o sentimento é dividido: “No que diz respeito às crianças foi favorável. Infelizmente, a mãe das crianças veio a falecer”.

Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!