BH deve ter chuva com raios e rajadas de vento hoje

bairro floresta centro tempo chuvoso
Tempo fechado no Centro de Belo Horizonte (Vitor Fernandes/BHAZ)

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta com possibilidade de chuva, de 20 a 40 milímetros. A chuva vem com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até às 8h desta sexta-feira (16). O órgão ainda reforçou que há risco alto da chuva ser moderada, eu todas as regionais, e deve cair até o início da noite de hoje. Nessa quarta-feira, ventos de quase 100 km/h e muita chuva causaram estragos na capital mineira.

Com a intenção de evitar transtornos à população, a Defesa Civil pede para o belo-horizontino redobrar a atenção. “Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva. Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos”, são algumas das recomendações. Veja outras:

  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

Estragos de ontem

Uma forte ventania assustou os belo-horizontinos no fim de tarde de ontem (14). A força dos ventos foi tamanha que derrubou árvores, muros e levou telhados de residências. Segundo a Defesa Civil, a velocidade dos ventos chegou a 98km/h às 20h. Em duas horas choveu muito nas regiões Nordeste (37,6mm), Norte (35,8mm) e Pampulha (33mm), com direito a granizo por lá (veja aqui). E o alerta de pancadas continua: pode chover granizo de novo nesta quinta-feira (15).

Os bombeiros atenderam um chamado na Rua Pitangui, no Pompéia [Leste], onde duas paredes de uma obra caíram sob o imóvel vizinho. A corporação compareceu ao local para avaliar os riscos e informou que não houve vítimas. No mesmo bairro, moradores relataram que um telhado grande de uma casa se desprendeu com a ventania e voou pelos fundos, caindo no lote vizinho.

No bairro Serra Verde, na região de Venda Nova, um muro de arrimo desmoronou e atingiu a parede de um prédio. O local foi isolado e os moradores orientados a acionar a Defesa Civil. Já nos bairros Califórnia [Noroeste], e Jardim dos Comerciários [Venda Nova], os bombeiros foram chamados para atender duas ocorrências de alagamentos. Pessoas chegaram a ficar presas dentro de veículos. No entanto, o nível da água abaixou antes da chegada dos militares.

No Barro Preto [Centro-Sul] e no Gutierrez [Oeste], houve queda de árvores de médio porte. Os bombeiros fizeram o corte e liberaram as vias que estavam bloqueadas. Ninguém se feriu.  

Edição: Roberth Costa
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

Camila Saraiva[email protected]

Jornalista formada pela PUC-Minas em 2015. Pós-graduada em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo Centro Universitário UniBH em 2019.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!