Ventos de quase 100km/h causam estragos e previsão é de mais chuva

Imagem de BH durante pancada com ventania
Ventania deve persistir nos próximos dias (BHAZ)

Uma forte ventania assustou os belo-horizontinos no fim de tarde de ontem (14). A força dos ventos foi tamanha que derrubou árvores, muros e levou telhados de residências. Segundo a Defesa Civil, a velocidade dos ventos chegou a 98km/h às 20h.

Em duas horas choveu muito nas regiões Nordeste (37,6mm), Norte (35,8mm) e Pampulha (33mm), com direito a granizo por lá (veja aqui). E o alerta de pancadas continua: pode chover granizo de novo nesta quinta-feira (15).

Estragos e transtornos

Os bombeiros atenderam um chamado na Rua Pitangui, no Pompéia [Leste], onde duas paredes de uma obra caíram sob o imóvel vizinho. A corporação compareceu ao local para avaliar os riscos e informou que não houve vítimas. No mesmo bairro, moradores relataram que um telhado grande de uma casa se desprendeu com a ventania e voou pelos fundos, caindo no lote vizinho.

No bairro Serra Verde, na região de Venda Nova, um muro de arrimo desmoronou e atingiu a parede de um prédio. O local foi isolado e os moradores orientados a acionar a Defesa Civil. Já nos bairros Califórnia [Noroeste], e Jardim dos Comerciários [Venda Nova], os bombeiros foram chamados para atender duas ocorrências de alagamentos. Pessoas chegaram a ficar presas dentro de veículos. No entanto, o nível da água abaixou antes da chegada dos militares.

No Barro Preto [Centro-Sul] e no Gutierrez [Oeste], houve queda de árvores de médio porte. Os bombeiros fizeram o corte e liberaram as vias que estavam bloqueadas. Ninguém se feriu.  

Acumulado de chuvas (mm), das 19h às 21h do dia 14/10/20:

Barreiro – 26,4 (25,2%)
Centro Sul – 30,6 (29,2%)
Leste – 30,4,8 (29,0%)
Nordeste – 37,6 (35,9%)
Noroeste – 31,2 (29,8%)
Norte – 35,8 (33,2%)
Oeste – 28,6 (27,3%)
Pampulha – 33,0 (31,5%)
Venda Nova – 24,0 (22,9%)

Susto

Nas redes sociais, os belo-horizontinos se espantaram com a força dos ventos e a forte chuva. “Está caindo uma chuva aterrorizante aqui BH agora, nossa incrível, daquele nipe, ventania, relâmpagos, luz piscando…”, disse uma pessoa.

Mais pancadas

Os moradores de BH e região devem permanecer atentos ao longo do dia, porque a previsão é de mais pancadas no fim da tarde. Há a possibilidade de a precipitação vir acompanhadas de granizo. “Vamos ter mais chuvas nos próximos dias, ainda não sabemos se vai ser na mesma intensidade, vamos acompanhando ao longo do dia a evolução”, conta o meteorologista do Inmet Claudemir de Azevedo.

As temperaturas na capital devem variar hoje entre 16°C e 34°C. No entanto, o especialista informou ao BHAZ que, no fim de semana, o tempo refresca de novo. A máxima deve ficar em torno de 23°C e mínima de 15°C.

Edição: Aline Diniz
Camila Saraiva[email protected]

Jornalista formada pela PUC-Minas em 2015. Pós-graduada em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo Centro Universitário UniBH em 2019.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!