BH terá semana com ‘temperatura agradável’ e há previsão de chuvas

céu bh
Umidade aliada com calor vai provocar formação de nuvens e chuva na cidade (Maria Eduarda Faria/BHAZ)

Os dias de muito calor não devem se repetir no início desta semana. Os próximos dias serão de temperatura agradável, com possibilidade de precipitações no fim da tarde e início da noite. “Tivemos um calorão com recordes de temperatura e, na última semana, percebemos um alívio graças à passagem de uma frente fria. Agora, teremos muita nebulosidade sendo jogada do oceano para o continente por conta de uma massa de ar polar. A temperatura máxima vai ficar entre 28ºC e 30ºC”, explica, ao BHAZ, o meteorologista Ruibran dos Reis.

As chuvas, como citado, são esperadas na parte da tarde e noite. Mas não devem ocorrer fortes temporais. “Apesar disso, teremos volumes mais significativos a partir da quarta-feira. No geral, a previsão é de temperatura agradável, mesmo que tenhamos um dia mais quente do que o outro, mas nada daquele calorão que vivenciamos”, acrescenta.

O que vai provocar as chuvas em Belo Horizonte é a umidade que chegará do Norte do país. “As precipitações são favorecidas pois temos o calor, natural desta época do ano, e a umidade, que vem de um corredor lá da Amazônia. Estes fatores favorecem a formação de nuvens e, consequentemente, ocasionam as chuvas”, finaliza o especialista.

Cuidados com a chuva

  • Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva;
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos;
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros;
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199);
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199);
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Edição: Aline Diniz
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!