BH tem queda brusca de temperatura e previsão de chuva

chuva bh floresta vista
Tempo segue fechado e com previsão de chuva para Belo Horizonte (Vitor Fernandes/BHAZ)

O belo-horizontino já sentiu a mudança de temperatura que atinge a capital mineira. A forte onda de calor deu lugar a temperaturas mais amenas. De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, há possibilidade de chuvas isoladas, de até 20 milímetros, com ventos ocasionais, em torno de 45 km/h, até às 8h desta terça-feira (20).

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), uma massa de ar frio vinda do oceano Atlântico faz com que as temperaturas caiam na Grande BH. Do fim da semana passada para hoje, a queda nos termômetros foi de 6ºC. A mínima registrada em Belo Horizonte, nesta segunda-feira, foi de 14,9ºC, enquanto a máxima não deve passar dos 24ºC.

Ainda de acordo com o instituto, a chuva que deve cair em BH, como comunicou a Defesa Civil, deve ser isolada e mais leve. A chuva deve permanecer em BH durante toda a semana, até sexta-feira (23). Nesta segunda, a chuva pode cair a partir do fim da tarde, sem raios.

Para esta terça-feira (20), a previsão é que a temperatura mínima fique na casa dos 15ºC, enquanto a máxima não deve passar dos 23ºC. Para esta quarta-feira (21), uma leve tendência de alta nas temperaturas, com mínima de 16ºC e a máxima podendo chegar a 28ºC.

Cuidados

Com a intenção de evitar transtornos à população, a Defesa Civil pede para o belo-horizontino redobrar a atenção. “Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva. Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos”, são algumas das recomendações. Veja outras:

  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Edição: Aline Diniz
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!