Professores, muito obrigada!

Alunos Escola
Omar Freire/Imprensa MG

Quais são as melhores lembranças que você tem dos seus professores? Estudei a vida toda em escolas públicas e sou extremamente grata por todos os meus professores. Afinal, se hoje eu sou Mestre em Economia por uma universidade canadense, membro da Golden Key International Honour Society e Deputada Estadual de Minas Gerais é porque tive acesso à educação básica de qualidade. Desejo que todos os cidadãos tenham oportunidades semelhantes às que eu tive para desenvolverem o seu pleno potencial.

Nesse ano difícil, em meio a uma pandemia, os professores se mostraram ainda mais brilhantes e com grande poder de adaptação. A aula remota foi um grande desafio que exigiu de todos os educadores a necessidade de utilização de novas plataformas e tecnologias que ou jamais haviam sido utilizadas antes, ou muito pouco. Em minha rotina de mãe de duas crianças – 5 e 2 anos –, considero a escola como uma grande aliada no desenvolvimento dos meus filhos. Durante a pandemia da COVID-19, os professores se reinventaram: criaram metodologias de ensino diferentes, ensinaram novas habilidades para os estudantes e se dedicaram com novas didáticas para que o processo de ensino e aprendizagem continuasse.

Nesse momento, toda a comunidade escolar – diretores, professores, demais profissionais da educação, pais e alunos – precisou ser resiliente e antifrágil. Enquanto a resiliência é a habilidade de se adaptar e retornar à neutralidade após vivenciadas adversidades, a antifragilidade está relacionada ao crescer e se tornar uma versão melhor enquanto supera os desafios, aproveitando as oportunidades e gerando muito aprendizado. Por isso, mais do que nunca, os professores merecem os mais sinceros parabéns!

Acredito no poder transformador da educação e por isso trabalho muito em meu mandato para que cada vez mais nossas crianças tenham acesso à educação de qualidade. Os ensinamentos compartilhados em sala de aula possibilitam a formação de pessoas mais preparadas para os desafios enfrentados ao longo da vida. Não tenho dúvidas de que os professores precisam ser mais valorizados, pois são a base para a formação de todos os profissionais e seres humanos. Defendo ainda que haja o aprimoramento da gestão educacional para que os professores com boas avaliações de desempenho baseadas no aprendizado dos alunos possam receber melhores remunerações. Afinal, se os alunos estão aprendendo é porque os seus mentores estão realizando um bom trabalho. É por isso que defendo um estado mais enxuto e focado na educação, saúde e segurança, direcionando os recursos dos pagadores de impostos para essas áreas essenciais.

Todo o meu respeito e admiração a vocês professores pela intensa dedicação e por proporcionarem melhores oportunidades aos alunos! Fui eleita representante do povo mineiro e é em prol da educação que dedico o meu trabalho. A educação é capaz de transformar o mundo para melhor e os professores são catalisadores dessa transformação. Desejo um Feliz Dia dos Professores a todos aqueles que dedicam suas vidas ao dom de ensinar.

Laura Serrano
Laura Serranocontato@lauraserrano.com.br

Laura Serrano é deputada estadual eleita com 33.813 votos pelo partido Novo. Economista, Mestre pela Concordia University (Canadá), pós-graduada em controladoria e Finanças e graduada pela UFMG com parte dos estudos na Université de Liège (Bélgica). É membro da Golden Key International Honour Society (sociedade internacional de pós-graduados de alto desempenho).

Comentários