Bolsonaro qualifica Linha 2 do metrô de BH para estudar viabilidade

metrô de belo horizonte passageiros lotado
Atualmente, o metrô que atende BH é um trem urbano (Amanda Dias/BHAZ)

A Linha 2 do metrô de BH, trecho Barreiro-Calafete, na região metropolitana da capital mineira, foi qualificada no âmbito do Programa de Parecerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República. Com isso, serão feitos estudos de viabilidade e de alternativas de parcerias com a iniciativa privada. O decreto assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro está publicado no Diário Oficial União desta quarta-feira (21).

“Fica qualificado, no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República – PPI, o empreendimento público do setor de mobilidade urbana que compreende a Linha 2, trecho Barreiro-Calafate, do metrô da região metropolitana de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, para fins de estudos de viabilidade e de alternativas de parcerias com a iniciativa privada”, diz trecho da publicação do diário oficial.

De acordo com estudos, o trecho Barreiro-Calafete é o segundo mais movimentado de Belo Horizonte, abrigando aproximadamente 300 mil habitantes, além da presença do comércio e outras atividades econômicas, segundo nota divulgada pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

Com a qualificação, o projeto passa a ser tratado como empreendimento de interesse estratégico e terá prioridade nacional perante todos os agentes públicos, de todos níveis de governo.

Metrô de BH

A criação do metrô em BH e região metropolitana é um assunto debatido há décadas. Atualmente, há um trem urbano que liga pontos de Contagem a regiões da capital mineira, chamado como metrô. O transporte é pauta recorrente, especialmente durante a época das eleições.

O BHAZ realiza entrevista com todos os 15 candidatos à PBH (Prefeitura de Belo Horizonte). Confira o que disseram sobre o tema os concorrentes que já passaram pela sabatina:

Agência Brasil
Agência Brasil

Agência pública de notícias, a Agência Brasil mantém, como todos os veículos da EBC, o foco no cidadão e prima pelo interesse público, honestidade, precisão e clareza das informações que transmite. Os conteúdos da Agência Brasil são reproduzidos por milhares de sites e veículos impressos de todo o país – e também do exterior, com textos traduzidos para inglês e espanhol.

Comentários