Chuva de todo o mês em 2 dias! BH deve receber temporal no fds

Chuva na Afonso Pena
Previsão é de 100 mm de chuva entre sexta-feira e domingo (Amanda Dias/BHAZ)

Cansou dessa chuvinha? Pois fique esperto: esse tempo não só deve continuar nos próximos dias como, no fim de semana, essa chuvinha deve virar temporal – inclusive, com potencial para causar estragos. Entre a sexta (23) e o domingo, a quantidade de chuva prevista para BH é superior à média histórica de todo outubro, um mês tradicionalmente chuvoso. Zona da Mata e a região Oeste de Minas também devem ser atingidas por temporais.

O meteorologista Heriberto dos Anjos, da GeoClima Soluções, informa que nos últimos 30 anos a média de chuva que caiu em Belo Horizonte durante o mês de outubro foi de 104mm. “E o total de chuva só do fim de semana pode passar de 100mm”, afirma ao BHAZ.

Até a chegada do fim de semana, a previsão é de chuvas fracas ou moderadas ao longo do dia. Um alerta da Defesa Civil de Belo Horizonte foi emitido na manhã desta quarta-feira (21). O órgão informou que há possibilidade de chuva com raios e rajadas de vento até a manhã dessa quinta-feira.

‘Todo mundo de cobertor’

Há duas semanas, Belo Horizonte registrou o recorde histórico de calor, ao atingir 35,7ºC. Já nessa terça-feira (20), os termômetros não passaram de 22ºC. Isso representa uma queda de 16,4ºC em menos de 14 dias. Heriberto explica que a queda na temperatura faz com que as chuvas fortes, como as do fim de semana, sejam uma exceção.

“Os temporais podem vir com características diferentes, sem aquela mudança brusca. O calor no final da tarde e início da noite, típico da primavera, causa o aquecimento da superfície pela irradiação solar. Essa instabilidade que causou algumas chuvas fortes, até com granizo”, detalha.

Segundo o especialista, a onda de calor realmente se dissipou e o tempo mais ameno veio para ficar. O meteorologista informa que a mínima para hoje e para os próximos dias fica entre 16ºC e 18ºC. Enquanto a máxima não passa de 28ºC. “Essa sensação de frio é ainda maior por causa da ausência do sol, ao longo do dia. Todo mundo deve dormir de cobertores”, comenta.

Cuidados durante a chuva

Durante as chuvas fortes, é necessário redobrar a atenção para que não aconteçam acidentes. A Defesa Civil de Belo Horizonte recomenda os seguintes cuidados:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

Edição: Thiago Ricci
Guilherme Gurgel
Guilherme Gurgelguilherme.gurgel@bhaz.com.br

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

Comentários