Ciclone subtropical traz chuvas e ventos fortes para Minas Gerais

Chuva em Belo Horizonte
Ciclone começa a se formar amanhã (Amanda Dias/BHAZ)

A formação de um ciclone subtropical deve causar chuvas e ventos fortes em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O fenômeno começa a se moldar amanhã (23), com a organização de nuvens carregadas. De sexta-feira a domingo (25), as precipitações podem ser intensas. As informações são do Climatempo. Se a previsão se confirmar, esse será o décimo sistema do tipo catalogado pela Marinha do Brasil, e deve ter o nome de Mani.

O ciclone subtropical deve se formar a partir de um sistema de baixa pressão atmosférica, na costa capixaba. “A Climatempo indica que, até a segunda-feira (26), os acumulados de chuva cheguem aos 100mm em algumas cidades, o que pode acarretar em alagamentos e inundações. A pior condição do tempo fica para o litoral do Espírito Santo que deve ter, além do maior volume de chuva, as maiores rajadas de vento que podem alcançar os 80km/h”, informou o Climatempo.

Ressaca

Ainda conforme informações da instituição, por conta da pista de ventos formada, há previsão para ressaca. A partir de segunda-feira (26), a costa fluminense e capixaba podem ter ondas de 2,5m. Na terça-feira (27). o mar deve subir mais com ondas de 3m de altura.

O que é um ciclone subtropical?

Um ciclone subtropical é um sistema híbrido, ou seja, ele não é nem um ciclone extratropical e nem um furacão, ele é realmente o meio termo. Não precisa de uma frente fria para se formar, mas também não tem um centro de baixa pressão tão intenso quanto de um ciclone tropical

Previsão pra hoje

A Coordenadoria de Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, na tarde de hoje (22), um novo alerta para a possibilidade de chover na capital mineira. De acordo com o órgão, a chuva pode ocorrer acompanhada de raios e rajadas de vento de até 50 km/h. O alerta é válido até as 8h de amanhã (23).

A Defesa Civil de BH lista uma série de recomendações para o período chuvoso, entre elas evitar áreas com risco de alagamento e enchentes. E, se você espera uma trégua, é bom ficar avisado: a previsão é de que a chuva continue ao longo do fim de semana (veja aqui).

Cuidados durante a chuva

Durante as chuvas fortes, é necessário redobrar a atenção para que não aconteçam acidentes. A Defesa Civil de Belo Horizonte recomenda os seguintes cuidados:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

Edição: Aline Diniz
Aline Diniz
Aline Dinizaline.diniz@bhaz.com.br

Editora do BHAZ desde janeiro de 2020. Jornalista diplomada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) há 10 anos e com experiência focada principalmente na editoria de Cidades, incluindo atuação nas coberturas das tragédias da Vale em Brumadinho e Mariana. Já teve passagens por assessorias de imprensa, rádio e portais.

Comentários