Kalil dispara e seria reeleito em BH com 60% dos votos, indica Datafolha

prefeito alexandre kalil
Kalil está, segundo o Datafolha, com 60% das intenções de voto (Amanda Dias/BHAZ)

Pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Datafolha indica que Alexandre Kaill (PSD), atual prefeito de belo Horizonte e candidato à reeleição, lidera com 60% das intenções de voto. O deputado estadual João Vítor Xavier (Cidadania) aparece, na sequência, com 7%. Áurea Carolina (PSOL) chegou a 5% e Bruno Engler (PRTB) registrou 3%. De acordo com o levantamento, a eleição na capital se encerraria no primeiro turno. O resultado da pesquisa foi divulgado na noite de hoje (22).

O candidato do PT, Nilmário Miranda, aparece na quinta posição da pesquisa, com 2%. Os postulantes Marília Domingues (PCO), Professor Wendel (Solidariedade), Rodrigo Paiva (Novo), Luísa Barreto (PSDB), Marcelo Souza e Silva (Patriota) e Cabo Xavier (PMB) estão com 1%.

O levantamento indicou que Fabiano Cazeca (PROS), Wanderson Rocha (PSTU), Wadson Ribeiro (PCdoB) e Lafayette Andrada (Republicanos) tiveram menos de 1% das intenções de voto. Ainda conforme o Datafolha, 7% dos entrevistados escolheram as opções branco/nulo e indecisos.

Kalil dispara

A pesquisa mostra que Kalil apresentou um crescimento de 4% em comparação ao primeiro levantamento. O atual chefe do Executivo municipal subiu de 56% para 60%. A deputada federal Áurea Carolina cresceu 2%, passando de 3% para 5%. JVX teve aumento de 1%, foi de 6% para 7%. Luísa Barreto passou de 0% para 1%.

Os candidatos Bruno Engler, Nilmário Miranda, Cabo Xavier Marcelo Souza e Silva, Marília Domingues e Wadson Ribeiro permaneceram com os mesmos percentuais da pesquisa do dia 8 de outubro. Candidatos que obtiveram queda:

  • Professor Wendel e Rodrigo Paiva – de 2% para 1%
  • Fabiano Cazeca – de 1% para 0%
  • Wanderson Rocha – de 1% para 0%

Pesquisa

O levantamento foi contratado pela TV Globo e Folha de S.Paulo e ouviu 868 eleitores da capital, entre os dias 20 e 21 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança do estudo, ou seja, a chance de representar o atual cenário eleitoral, é de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número: MG-02866/2020.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!