Negacionista, senador aliado de Bolsonaro morre vítima de Covid-19

arolde de oliveira senador
Arolde de Oliveira (PSD) foi senador pelo Rio de Janeiro (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ), aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), morreu por complicações da Covid-19 nessa quarta-feira (21). A informação foi confirmada pelo perfil oficial do político no Twitter. O senador era um forte crítico do isolamento social e se referia à doença como “vírus chinês”, dizendo que Bolsonaro “estava certo desde o início”.

“Comunicamos que nesta noite (dia 21 de outubro) o Senhor Jesus recolheu para si nosso amado irmão, Senador Arolde de Oliveira. Falecido vítima de Covid e como consequência a falência dos órgãos. A família agradece o carinho e orações. Mais informações à posteriori”, diz comunicado postado pelo perfil do senador. Com a morte do senador, deve assumir o suplente Carlos Francisco Portinho (PSD-RJ), um advogado fluminense.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), publicou uma nota após a morte do senador. “É com tristeza que recebi a notícia de que perdemos o senador Arolde de Oliveira (RJ). O @SenadoFederal decreta luto oficial em homenagem à memória do senador. Um dia triste para esta Casa. Que Deus o receba em sua misericórdia e console sua família neste momento de dor”, diz publicação de Alcolumbre no Twitter.

“O Senado decreta luto oficial em homenagem à memória do senador, que exerceu diversas funções públicas ao longo dos mais de 35 anos de sua trajetória política”, diz trecho. “Um dia triste para esta Casa. Um dia triste para os seus eleitores, admiradores, amigos e, especialmente, os seus familiares. Que Deus o receba em sua infinita misericórdia e console sua família neste momento de dor”, afirma em outro fragmento do posicionamento.

O político foi deputado federal durante nove mandatos seguidos. A primeira vez que se elegeu senador foi em 2018. Evangélico, Arolde defendia a redução da maioridade penal, a flexibilização do Estatuto do Desarmamento, a redução do número de parlamentares e era contrário à legalização do aborto e das drogas.

Negacionista

Arolde de Oliveira foi um forte negacionista do novo coronavírus, sempre se manifestando contrário ao isolamento social e apelidando a doença de “vírus chinês”. Pelo Twitter, no dia 19 de abril, por exemplo, escreveu: “Os números do vírus chinês no mundo e no Brasil demonstram a inutilidade do isolamento social. Autoridades, alarmistas por conveniência, destruíram o setor produtivo e criaram milhões de desempregos. O Presidente @jairbolsonaro, isolado pelo STF, estava certo desde o início”.

Com a morte do senador, internautas e personalidades públicas lamentaram o ocorrido, mas também relembraram posicionamentos polêmicos do aliado do presidente. O digital influencer Felipe Neto foi uma das pessoas a se solidarizar e também a mostrar o que o senador já havia escrito.

“Infelizmente, o senador Arolde de Oliveira morreu hoje de Covid-19. É importante mostrar as mensagens abaixo, para que outros não cometam o mesmo erro de negar a ciência. Que a família encontre força e união nesse momento difícil”, disse o digital influencer.

Um internauta reforçou o caráter negacionista do senador. “Aliado de Jair e dono de império gospel no Rio, o senador Arolde de Oliveira, que morreu de Covid, era um grande negacionista da pandemia, defensor da cloroquina, contra isolamento e xenófobo, que chamava o coronavírus de vírus chinês. Não é porque morreu que isso deixou de acontecer”.

A escritora e professora de filosofia Márcia Tiburi disse que precisaria “falar o óbvio”. “Não importa a crença de cada um, não importa o negacionismo de cada um, fatos são fatos. Negar não produz imunidade”.

Edição: Thiago Ricci
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!