Vem chuva aí? Defesa Civil emite novo alerta para BH

mulher segura sombrinha na chuva bh
Chuva pode ser acompanhada de raios e rajadas de vento (Amanda Dias/BHAZ)

A Coordenadoria de Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, na tarde de hoje (22), um novo alerta para a possibilidade de chover na capital mineira. De acordo com o órgão, a chuva pode ocorrer acompanhada de raios e rajadas de vento de até 50 km/h. O alerta é válido até as 8h de amanhã (23).

A Defesa Civil de BH lista uma série de recomendações para o período chuvoso, entre elas evitar áreas com risco de alagamento e enchentes. E, se você espera uma trégua, é bom ficar avisado: a previsão é de que a chuva continue ao longo do fim de semana (veja aqui).

Cuidados durante a chuva

Durante as chuvas fortes, é necessário redobrar a atenção para que não aconteçam acidentes. A Defesa Civil de Belo Horizonte recomenda os seguintes cuidados:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!