Coleta seletiva será retomada na próxima segunda em BH

garis
Serviço estava suspenso desde março (Amanda Dias/BHAZ)

As atividades realizadas pelas cooperativas de reciclagem e por catadores de material reciclável em Belo Horizonte poderão ser retomadas na próxima segunda-feira (26), de acordo com a SLU (Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte). As atividades estão paradas desde março.

Além da retomada dos trabalhos, cooperativas, associações e a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) acertaram ainda o repasse de indenização relativa aos sete meses em que as atividades ficaram suspensas por causa da pandemia de coronavírus. As decisões foram informadas durante audiência pública, na última segunda-feira (19), pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor.

A PBH anunciou a suspensão da coleta seletiva em março, como uma forma de “garantir a proteção da saúde pública e o cuidado com aqueles que precisam trabalhar no recolhimento de resíduos”. À época, a SLU ainda estipulou algumas orientações específicas para o descarte de materiais no período da pandemia, que ainda se mantêm.

Entre elas, o órgão pede que, em todos os domicílios e no comércio em funcionamento – em especial naqueles locais onde há pessoas infectadas ou com suspeita de contaminação pela Covid-19 -, os resíduos sejam acondicionados em sacos duplos, bem fechados e com, no máximo, dois terços preenchidos de sua capacidade total de armazenamento para facilitar o lacre e evitar o rompimento.

Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero
Giovanna Fáverogiovanna.favero@bhaz.com.br

Estudante de Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Escreve com foco na área de Guia e Cultura no BHAZ.

Comentários