Ministro do STJ aparece sem calças e com fundo falso durante sessão

ministro nefi cordeiro aparece sem calças julgamento
O ministro Nefi Cordeiro, do STJ, apareceu sem calças durante sessão virtual (Reprodução/Twitter)

O ministro Nefi Cordeiro, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), surgiu sem as calças durante uma sessão transmitida pela Corte. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o magistrado votava de casa em reunião virtual. Em certo momento, o ministro se levanta e é possível perceber que ele está sem calças, somente com a toga e uma blusa social. Além disso, o fundo do ambiente em que o ministro apareceu é de efeito.

O incidente aconteceu em sessão realizada na última terça-feira (20). A toga é vestimenta obrigatória nos julgamentos, como forma de mostrar a imparcialidade da Justiça. Além disso, também é um símbolo de honestidade e representa um escudo contra a corrupção.

O trecho da gravação chegou a ser retirado da transmissão do STJ online, mas já era tarde e já se difundiu pelas redes sociais. Ao Correio Braziliense, o gabinete do ministro disse que “tem ciência de que o vídeo está circulando por redes sociais, no entanto, não irá se manifestar a respeito”. Assista:

O ministro Nefi Cordeiro tem 57 anos e chegou ao STJ por indicação da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Além do trabalho como magistrado no tribunal superior, Cordeiro também é professor em duas faculdades particulares de Brasília (DF).

Fundo falso e repercussão

Pelas redes sociais, o assunto foi um dos mais comentados no último dia. Além da falta de calças, o fundo da imagem em que o ministro aparece, de uma estante de livros, é efeito de chroma key. A técnica é de efeito visual que consiste em colocar uma imagem sobre uma outra por meio do anulamento de uma cor padrão.

“Eu com vergonha de aparecer na câmera do EAD, e o Nefi Cordeiro aparecendo de cueca na audiência virtual”, brincou um internauta. “Não julgo o Ministro Nefi Cordeiro. Nestes tempos de pandemia, fiz sustentação oral com paletó, gravata, camisa social e… calça jeans”, disse outro. “Será que alguém já deu uma calça para o Ministro Néfi Cordeiro?”, escreveu um terceiro.

Edição: Thiago Ricci
Vitor Fernandes
Vitor Fernandesvitor.fernandes@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018 e 2019) e Sindibel (2019).

Comentários