Agricultor coloca placa que proíbe entrada de políticos em sua propriedade

placa proibido entrada políticos
Placa inusitada proíbe a entrada de políticos em propriedade (Reprodução/Facebook)

Um agricultor instalou uma placa inusitada, em sua propriedade, para proibir a entrada de políticos. Adair Jorge Dill, de 56 anos, mora na Linha Bom Jardim, no interior de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. Ele afirma que a iniciativa é um protesto para criticar candidatos que só aparecem no local durante o período das eleições. Com isso, ele pretende chamar a atenção do poder público para a situação da região.

“Foi uma maneira que achei de protestar contra esse sistema dos políticos que só nos visitam quando tem eleições. Depois eles esquecem e não voltam mais. Acho que como eles são representantes eleitos pelo voto da população, não podem ficar trancados entre quatro paredes”, disse o homem ao G1.

Adair conta que há 38 anos participa ativamente de todas as eleições. Nascido na região, ele explica que estudou até a 4ª série do ensino fundamental e vive há cerca de 40 anos no local, onde criou três filhos com a mulher. “Sou analfabeto, trabalho como pequeno produtor e tenho poucas vacas de leite, que são minha renda. Não achei que colocar a placa iria causar tanta repercussão. Até o momento eu não recebi nenhuma visita de políticos por aqui”, disse.

A filha mais velha do agricultor, Tatiane Dill, fez uma postagem nas redes sociais para mostrar a indignação do pai. Para Adair, um protesto pacífico pode ser bem eficiente. “Sei que não adianta fazer o protesto com quebra-quebra. O protesto também não é só por causa do município, serve para qualquer um que seja eleito governo, deputado, senador. Não estamos morando aqui só em época de eleições e espero que isso de alguma forma faça os políticos melhorarem o sistema”.

Placa proíbe a entrada de políticos na região (Reprodução/Facebook)

Estrada precária

De acordo com Adair, a estrada de terra de acesso à comunidade sempre foi muito ruim. Cerca de 15 famílias moram na região e, recentemente, foram feitos apenas alguns reparos após publicação nas redes. “Tem que fazer malabarismos no volante, principalmente quando chove”, explicou o agricultor.

Adair relata que são 12 quilômetros de estrada de terra até o Centro. Toda a família decidiu mudar para a área urbana por conta da dificuldade no deslocamento e falta de oportunidades de trabalho. “Só arrumam a estrada na eleição, fizeram uma ‘matação’ e ‘patrolada’. Na época que era piazada, tinha políticos acompanhando as obras no interior, mas agora não tem ninguém, principalmente porque as pessoas saíram da área rural para morar na cidade e eles [políticos] não têm tantos votos por aqui”, completou.

A Prefeitura de Xanxerê disse ao G1 que as estradas nessa área estão em boas condições e que não recebe reclamações da região. Ainda segundo o órgão municipal, a malha viária no interior da cidade é de cerca de mil quilômetros e que nem sempre há máquinas e equipes disponíveis para atender todos os locais.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!