Cinemas de BH reabrem neste sábado com novas restrições; veja regras

sala de cinema
Salas poderão comportar apenas 50% do público (Agência Febre/Divulgação)

Depois de quase oito meses fechados por causa da pandemia da Covid-19, os cinemas de Belo Horizonte vão voltar a funcionar a partir do próximo sábado (31). A prefeitura publicou hoje (27) o protocolo de vigilância em saúde com as medidas que os estabelecimentos devem seguir para reabrir as portas. Entre elas estão a redução de 50% da capacidade do público por sala de cinema e a proibição de mais de quatro pessoas sentadas em poltronas seguidas.

Por isso, os ingressos para grupo de até quatro integrantes devem ser comprados por uma única pessoa. Também será obrigatório o distanciamento de um assento lateral e um assento frontal entre pessoas de grupos diferentes.

Como de costume em todos os protocolos de reabertura, todos os presentes deverão usar máscara e higienizar as mãos com álcool 70% antes de entrar na sala de cinema e quando for ao banheiro. Durante as sessões, é recomendado que os clientes permaneçam com a máscara no rosto, sendo retirando-a apenas no momento de ingerir alimentos e bebidas.

Para evitar aglomerações em escadas, portas e corredores, ao fim das sessões, os cinemas devem escalonar a saída por fileiras de assentos. A saída deverá iniciar pelas fileiras mais próximas à porta, terminando nas mais distantes, evitando assim o cruzamento entre pessoas.

Confira aqui todos os protocolos que os cinema devem seguir a partir deste sábado (31).

Retomada gradativa

Durante entrevista ao BHAZ, o prefeito Alexandre Kalil (PHS) divulgou que cinemas, museus, teatros e shows seriam liberados ainda em outubro. No último dia 10, os espaços culturais e galerias de arte voltaram a funcionar seguindo novos protocolos de saúde para a prevenção do coronavírus (veja aqui).

Kalil disse que a imprensa não será convocada para um anúncio, e que a decisão será anunciada por nota. “Vamos chamar a imprensa para falar coisa séria. Para anunciar que pretendemos abrir cinema com 30% [da capacidade] e que o protocolo está sendo feito, não vamos chamar a imprensa. Não vamos fazer da pandemia uma papagaiada”, disse o prefeito, que ainda adiantou que shows devem ser realizados apenas com pessoas sentadas e que há uma preocupação com o ar-condicionado dos cinemas (leia mais aqui).

Edição: Vitor Fernandes
Camila Saraiva[email protected]

Jornalista formada pela PUC-Minas em 2015. Pós-graduada em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo Centro Universitário UniBH em 2019.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!