Dia do Servidor será emendado com feriadão para funcionários do Estado

Cidade administrativa
Servidores terão mais um dia de folga (Amanda Dias/BHAZ)

Os funcionários públicos do estado terão um feriadão mais prolongado. O governo de Minas decidiu estabelecer ponto facultativo nesta sexta-feira (30). O motivo é a comemoração do dia do servidor público que, na realidade, será celebrado nesta quarta-feira (28). Dessa maneira, os servidores poderão descansar por quatro dias, já que, na segunda-feira (2), é o feriado nacional do Dia de Finados.

No entanto, o ponto facultativo não vale para os trabalhadores que atuam nos serviços médico-hospitalares e na segurança pública. Os servidores públicos que atendem nas UAIs (Unidades de Atendimento Integrado), na Fundação TV Minas Cultural e Educativa e nos museus também não poderão optar pelo ponto facultativo. Isso porque, de acordo com o governo de Minas, esses serviços são “considerados imprescindíveis a critério das autoridades competentes” (leia a nota na íntegra abaixo).

Dia de Finados em BH

A Prefeitura de Belo Horizonte liberou a visitação aos cemitérios neste feriado de Finados, dia 2 de Novembro. As visitas poderão ser feitas de forma livre, sem necessidade de agendamento, de 8h às 17h. A PBH recomendou que a ida aos cemitérios seja feita de forma rápida, para diminuir a exposição das pessoas (saiba mais aqui).

As missas e celebrações tradicionais do Dia de Finados não acontecerão nos cemitérios. O uso de máscara será obrigatório durante todo o tempo de permanência no local. Além disso, a prefeitura recomendou distanciamento de, no mínimo, dois metros entre cada visitante. Confira os cemitérios municipais que estarão abertos para visitação:

  • Cemitério da Paz: Presidente Carlos Luz, 850, Bairro Caiçara
  • Cemitério da Consolação: Rua José Gomes Domingues, 2.000, Bairro Jaqueline
  • Cemitério da Saudade: Rua Cametá, 585, Bairro Saudade
  • Cemitério do Bonfim: Rua do Bonfim, 1.120, Bairro Bonfim

Nota do governo

“Informamos que o Dia do Servidor Público será celebrado nesta sexta-feira (30), quando será ponto facultativo nas repartições públicas estaduais. Ficam ressalvados os serviços de natureza médico-hospitalar, de segurança pública, os das Unidades de Atendimento Integrado (UAI), os da Fundação TV Minas Cultural e Educativa e os dos Museus, considerados imprescindíveis a critério das autoridades competentes”.

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!