São Judas Tadeu: Senhas para santuário esgotam e missa online é opção para devotos

igreja São Judas Tadeu
Santuário pode receber 100 pessoas por horário durante a pandemia (Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu/Divulgação)

O Dia de São Judas Tadeu é celebrado nesta quarta-feira (28) e as senhas para acompanhar as celebrações presencialmente no Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, no bairro da Graça, região Nordeste de BH, já estão esgotadas. Mas os fiéis que não conseguiram garantir um lugar no espaço podem acompanhar as missas que estão sendo transmitidas pelas redes sociais da paróquia (veja a programação abaixo).

Em razão da pandemia da Covid-19, o número de devotos nas igrejas foi reduzido. Nas celebrações presenciais do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu foram disponibilizados 100 lugares para cada horário mediante agendamento prévio.

Os fiéis devem usar máscara que cubra nariz e boca durante todo o tempo dentro da igreja, exceto para receber a Eucaristia. Só é permitido até duas pessoas da mesma família sentadas no mesmo banco. Os banheiros e bebedouros estão desativados durante a pandemia.

Programação

Às 18h, o arcebispo dom Walmor vai presidir a Celebração Eucarística que será transmitida pela TV Horizonte e pelas redes sociais do Santuário. Dom Geovane Luíz celebra a Eucarística às 20h. Durante todo o dia 28, serão celebradas Missas a cada duas horas.

16h – Presidente da Celebração: Padre Gilberto de Souza

18h – Presidente da Celebração: Dom Walmor Oliveira de Azevedo

20h – Presidente da Celebração: Dom Geovane Luís da Silva

22h – Presidente da Celebração: Padre Ricardo de Paula Vieira

07h às 22h – Visita à imagem de São Judas Tadeu

06h às 22h – Velário aberto

Santo das causas impossíveis

São Judas Tadeu é tradicionalmente conhecido com o intercessor pelas causas impossíveis. De acordo com a Arquidiocese de Belo Horizonte, o santo nasceu em Caná, na Galileia, onde iniciou suas pregações, indo até a Samaria. Próximo do ano 50, fez parte no primeiro Concílio, em Jerusalém.

Ele evangelizou na Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia, onde encontrou Simão e passaram a viajar juntos. Por causa da pregação e testemunho muito intensos, sacerdotes pagãos da cidade de Edersa mandaram assassinar os dois apóstolos, no dia 28 de outubro do ano 70, a golpes de bastões, lanças e machados.

Os restos mortais, guardados primeiro no Oriente Médio e depois na França, agora são venerados em Roma, na Basílica de São Pedro.

Edição: Roberth Costa
Camila Saraiva[email protected]

Jornalista formada pela PUC-Minas em 2015. Pós-graduada em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo Centro Universitário UniBH em 2019.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!