Sem ficar de pé, sem beijar e mais: O ‘novo normal’ dos shows em BH

shows e eventos a partir de sábado
Portaria da PBH apresenta regras para retorno de eventos e shows em BH (Reprodução/Pixabay)

O funcionamento de casas de show e espetáculos em BH está autorizado a partir do próximo sábado (31). Uma portaria da Secretaria Municipal da Saúde foi publicada hoje (28) determinando as regras para que os eventos possam ser realizados. O documento inclui regras para que o público permaneça sentado durante as atividades, proíbe grupos com mais de quatro pessoas e não permite contato físico. Além disso, o uso da máscara de proteção contra a Covid-19 também deve ser observado.

Os shows, teatros e outros espetáculos só podem acontecer com a capacidade máxima de público de 50% dos assentos do local. Além disso, a plateia não pode conter mais do que 600 pessoas. Todo o público deve estar distribuído de forma que sempre tenha um assento livre entre pessoas de grupos diferentes.

Sem paquera

Toda a socialização, comum desses eventos, terá que ocorre sem aproximação no novo formato. Outra determinação da Secretaria é de que não seja autorizado o uso de espaço de interações e pistas de dança. Além disso, a pasta orienta que não as pessoas não troquem beijos, abraços e nem apertos de mão.

Banheiro

Na hora do aperto, também não dá para descuidar dos cuidados. O distanciamento se mantém na fila e dentro do banheiro. A portaria determina que o uso do espaço seja limitado. Nos sanitários, ou nas filas para utilizá-los, o público deve manter pelo menos dois metros de distância.

No caso de espaços onde não exista estrutura fixa de banheiros, deve ser disponibilizada uma cabine para cada 25 pessoas. A limpeza deve ser feita a cada uma hora.

Comes e bebes

Com as novas regras da Prefeitura, o consumo de alimentos e bebidas durante os eventos fica bastante limitado. Somente pessoas que estiverem sentadas ao redor de mesas poderão ser atendidas com esses serviços. Lembrando sempre que as mesas precisam estar distantes umas das outras, em pelo menos dois metros.

Ingressos

Para a compra dos ingressos, a Prefeitura orienta que a venda ocorra preferencialmente por meios eletrônicos. No obtenção do bilhete, o assento deve ser demarcado. Para quem quer ir acompanhado aos eventos, podem ser vendidos assentos sem distanciamento. Mas o grupo deve ser limitado a até quatro pessoas.

Congressos e eventos gastronômicos

No mesmo decreto em que autoriza o retorno dos shows, a Prefeitura de Belo Horizonte permitiu a realização de eventos gastronômicos, congressos e seminários. As atualizações aumentam a lista do que volta a funcionar a partir de 31 de outubro. A reabertura do setor cultural já incluía cinemas, museus e teatros (veja aqui).

Para esses eventos também foi publicada portaria da Secretaria Municipal de Saúde que determinam como devem acontecer (leia o documento na íntegra aqui). De forma geral, a pasta orienta que aconteça sempre o distanciamento entre as pessoas, a higienização do espaço e que o contato, mesmo que indireto, seja evitado.

Edição: Roberth Costa
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!