Metrô aumenta número de viagens em horários de pico em BH

metrô de BH
Intervalos passam de 15 para cerca de 6 minutos nos horários mais movimentados (Amanda Dias/BHAZ)

O metrô de Belo Horizonte anunciou mais uma fase de ampliação para os usuários. A CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos de BH) informou, por meio de nota (leia abaixo na íntegra), que reduziu os intervalos entre as viagens e retomou a circulação de trens de quatro carros, intercalada com trens acoplados.

Com essas alterações, o passageiro vai esperar menos tempo para embarcar. Os intervalos que antes eram de 15 minutos nos horários de pico, passam a ser entre seis e oito minutos. Os demais variam de 12 a 15 minutos de espera para a chegada de um trem.

A CBTU também ampliou o número de viagens diárias que subiu de 129 para 228 viagens. Os passageiros estão sendo informados por meio de mensagens sonoras emitidas nas 19 estações.

Menos passageiros

A CBTU esclarece que, desde o início da pandemia, a Companhia vem registrando redução do número de usuários. Antes da pandemia, a CBTU recebia em média 159 mil passageiros/dia, atualmente o número diário de passageiros é de cerca de 70 mil pessoas/dia circulando pelas 19 estações, ou seja, uma redução de cerca de 56% do número total de passageiros.  

Máscara

Vale lembrar que permanece obrigatório o uso de máscaras ou cobertura sobre o nariz e a boca, conforme determina o Decreto Municipal 17.322/20. A medida é válida para todas as dependências do metrô e ficará em vigor por tempo indeterminado.

Nota da CBTU

“A CBTU informa que com a retomada das atividades econômicas na capital, a Companhia optou por reduzir os intervalos entre viagens, desde a última segunda (26) e está retomando a circulação com trens de quatro carros, intercalada com os trens acoplados, a fim de garantir que o usuário possa aguardar menos tempo na plataforma. Os intervalos, que antes eram de 15 minutos no pico passaram a ser de 6 a 8 minutos no pico. Já para os demais horários, os intervalos variam de 12 a 15 minutos.

A CBTU Belo Horizonte também ampliou o número de viagens diárias que subiu de 129 para 228 viagens. Mensagens sonoras estão sendo emitidas nas 19 estações para alertar os passageiros sobre essas alterações e a informação foi divulgada nas redes sociais da empresa.

Todas as mudanças foram adotadas para gerar mais benefícios ao usuário, posto que elas ampliam o número de composições em circulação e reduzem os intervalos, o que torna as viagens mais rápidas para os passageiros, além de permitir o redimensionamento da oferta de transporte público para todos os trabalhadores. A fase de adaptação aos novos intervalos é um processo natural e a CBTU seguirá avaliando os reflexos e caso necessário promoverá novas alterações para seguir atendendo às necessidades da população.

Redução do número de passageiros: A CBTU esclarece que, desde o início da pandemia, a Companhia vem registrando redução do número de usuários. Antes da pandemia, a CBTU recebia em média 159 mil passageiros/dia, atualmente o número diário de passageiros é de cerca de 70 mil pessoas/dia circulando pelas 19 estações, ou seja, uma redução de cerca de 56% do número total de passageiros.

Uso obrigatório de máscara: Sempre vale lembrar que permanece obrigatório o uso de máscaras ou cobertura sobre o nariz e a boca, conforme determina o Decreto Municipal 17.322/20. A medida é válida para todas as dependências do metrô e ficará em vigor por tempo indeterminado. A CBTU orienta a população para que observe o cumprimento rigoroso da norma, considerando que o decreto prevê que os estabelecimentos de serviços deverão impedir a entrada e a permanência de pessoas sem máscaras”.

Com CBTU

Edição: Vitor Fernandes
Camila Saraiva[email protected]

Jornalista formada pela PUC-Minas em 2015. Pós-graduada em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo Centro Universitário UniBH em 2019.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!