Friozinho e chuva: Feriadão será de tempo nublado e clima ameno em BH

céu nublado bh
Pancadas de chuva devem atingir a capital neste sábado (Amanda Dias/BHAZ)

O feriadão chegou e veio com notícia boa para quem gosta de tempo fresco e com chuvas. Depois de uma queda considerável nas temperaturas entre quinta (29) e sexta (30), os termômetros vão se manter amenos em BH até a segunda-feira (2). O fim de semana será marcado por pancadas de chuva e o friozinho deve se estender pelos primeiros dias de novembro.

Neste sábado (31), a previsão é boa para quem quer relaxar em casa e aproveitar a folga debaixo das cobertas. De acordo com a Defesa Civil municipal, a temperatura na capital não deve passar dos 24º C ao longo do dia – e a mínima ficou por volta dos 15º C na madrugada. Ainda segundo o órgão, os belo-horizontinos vão encarar pancadas de chuva que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Ao longo de todo o dia, a capital ficará com céu encoberto e a umidade relativa do ar fica em torno de 60% na parte da tarde. O índice está dentro da faixa considerada ideal para a saúde, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).

No resto do feriado

A mudança no clima, segundo o meteorologista Heriberto dos Anjos, da GeoClima Soluções, acontece em decorrência da chegada de uma massa de ar frio. “Teremos muitas nuvens e a s nuvens deixam as temperaturas mais baixas, principalmente a máxima”, explicou ao BHAZ.

A previsão, ainda segundo o meteorologista, deve se estender por todo o feriado prologado – e não apenas no sábado. No Dia de Finados, 2 de novembro, que já é conhecido por ser chuvoso, a tradição também deve se manter no interior do estado. Na capital, a chuva já deve ficar mais tímida.

“Até o dia 1º, as chances de tempestade são bem altas, mas a partir do dia 2, a tendência é de diminuição da instabilidade”, avalia Heriberto, que também explica que essa instabilidade deve se concentrar mais no interior a partir do início da semana: “Vai ficar mais concentrada no Norte de Minas Gerais e no Vale do Jequitinhonha. Para a gente, em BH, o céu fica nublado, com chuvas mais fracas”.

‘Tempo bom para dormir’

Nas redes sociais, o tempo da capital já começou a repercutir – e agradou muita gente. Quem conseguiu uma folguinha das atividades do cotidiano já está aproveitando para descansar. “Gostosinho demais pra dormir esse tempo de hoje”, disse um jovem no Twitter. Um segundo concordou: “Estou amando esse tempo ciclone + chuva de vento. Ternura total”.

Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!