Chuva atinge BH nesta terça e céu nublado domina resto da semana

prédio e céu nublado em bh
Chuva pode persistir ao longo da semana na capital mineira (Amanda Dias/BHAZ)

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de possibilidade de pancadas de chuva de até 20 mm na capital mineira, entre 17h15 desta terça-feira (3) e 8h de amanhã. Além da precipitação, a notificação também avisa para rajadas de vento em torno de 45 km/h. Além de hoje e amanhã, o resto da semana em BH deve continuar com o céu nublado. Há chances de tempestades até sexta-feira.

De acordo com o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão para esta quarta-feira (4) ainda é de um céu nublado. “Devemos ter pancadas de chuva e trovoadas isoladas, principalmente à tarde, mas também podem ocorrer à noite. A temperatura mínima prevista para amanhã é de 14 °C e a máxima é de 25 °C”, explica o especialista.

Já na quinta-feira (5), o dia deve continuar parcialmente nublado e ainda há possibilidade de chuva, com a temperatura mínima se mantendo em 14°C e a máxima subindo para 27°C. Chegando ao final da semana, na sexta-feira (6), o céu fechado ainda persiste, assim como a possibilidade de chuva.

“O sábado e o domingo devem continuar com o tempo parcialmente nublado, mas não há previsão de chuva para o fim de semana. No geral, esta será uma semana nublada e chuvosa, e a umidade relativa do ar estará baixa amanhã”, completa o meteorologista.

Cuidados durante a chuva

Em dias de chuva, é necessário redobrar a atenção para que não aconteçam acidentes. A Defesa Civil de Belo Horizonte recomenda os seguintes cuidados:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Edição: Aline Diniz
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!