Escola Itaú Cultural lança plataforma de cursos de arte e cultura gratuitos

Homem usando computador
Itaú oferece cursos gratuitos ( Free-Photos/Pixabay)

Foi inaugurada ontem (3), a Escola Itaú Cultural, uma plataforma que conta com cursos de formação gratuitos nos formatos: EAD e híbridos. Outros dois cursos estarão disponíveis a partir do dia 24 de Novembro, sem necessidade de inscrição. As inscrições para os demais cursos já estão disponíveis desde terça-feira. Os cursos são voltados para as áreas de arte e cultura.

Entre 3 a 7 de Novembro, as inscrições estão abertas para três cursos: Introdução ao Teatro Essencial, Mediação Cultural Contemporânea e Entreolhares: Arte e Algoritmo. As aulas terão início em datas variadas, a partir do dia 16. Os cursos que não precisam de inscrição são livres, sendo os de História do Brasil em 12 Ingredientes e Histórias da Música e Sonoridades Brasileiras.

O objetivo da Escola Itaú Cultural é promover conhecimento sobre arte e cultura, além de estabelecer uma conexão entre os integrantes do Itaú Cultural. Os cursos serão autoformativos ou mediados, dependendo do tema escolhido. As modalidades disponíveis são de pós-graduação, cursos de extensão e cursos livres.

Como se inscrever?

Para realizar a inscrição, o interessado deve acessar a plataforma da Escola Itaú Cultural e realizar login, ou criar uma conta, ambos neste link. Ao concluir o login, o usuário deve escolher o curso desejado e preencher uma ficha de inscrição.

Confira informações sobre os cursos disponíveis:

  • Constelação das Artes: História do Brasil em 12 Ingredientes e 1 Dose
    O curso trata da formação de várias culinárias no território brasileiro. A partir dos ingredientes das receitas – e de suas referências histórias, artísticas e literárias –, ele busca compreender as práticas culturais da alimentação. Com João Luiz Maximo da Silva e Sandro Marques.
  • Curso livre
    sem inscrições
    sempre disponível – a partir de 24/11
     
  • Constelação das Artes: Histórias da Música e Sonoridades Brasileiras
    Um panorama histórico da música do Brasil que acompanha a construção da ideia de identidade nacional no decorrer das épocas. Com José Geraldo, Mónica Vermes e Tiganá Santana.
  • Curso livre
    sem inscrições
    sempre disponível – a partir de 24/11
  • Introdução ao Teatro Essencial
    Curso sobre o Teatro Essencial, método criado por Denise Stoklos – atriz, diretora, escritora, coreógrafa e professora que, ao longo de seus 52 anos de carreira nas artes cênicas, tem desenvolvido obras autorais de sucesso.
  • Curso livre
    inscrições de 3 a 7/11
    sessões de 16/11 a 18/12
     
  • Mediação Cultural Contemporânea
    O curso revisita os paradigmas da mediação cultural, assim como busca compartilhar e debater práticas contemporâneas dessa área. Além disso, discute as problemáticas que envolvem o educador em diferentes contextos.
  • Curso livre
    inscrições de 3/11 a 7/11
    sessões de 26/11 a 15/12
  • Entreolhares: Arte e Algoritmo
    Como usar o processamento digital na criação de poéticas? Os encontros conduzidos pela artista Rejane Cantoni refletem sobre o passado e o futuro das artes computacionais, em debates com artistas nacionais e internacionais.
  • Curso livre
    inscrições de 3/11 a 7/11
    divulgação de selecionados em 11/11
    sessões de 16/11 a 25/11

Número de vagas

A Escola Itaú Cultural informou que o número de vagas para os cursos imediatos pode variar, e que a quantidade disponível está indicada na descrição de cada programa. O interessado passará por um processo seletivo, após a inscrição. Depois disso, o nome dos selecionados será anunciado, conforme o número de vagas disponíveis. A exemplo, o curso Entreolhares: Arte e Algoritmo tem 100 vagas.

Com relação aos cursos autoformativos, eles não possuem limite de vagas. O interessado só precisa se inscrever e, a partir disso, terá acesso aos cursos desejados.

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!