Polarização nos EUA será freio ao autoritarismo de Trump e de Bolsonaro

Trump com Bolsonaro
Trump e Bolsonaro: aproximação sem resultados (Alan Santos/PR)

Independentemente do resultado que será divulgado, ainda hoje, sobre as eleições norte-americanas, a polarização registrada servirá como freio ao autoritarismo nos EUA e no Brasil. Seja vencedor o democrata Joe Biden ou o republicano Donald Trump, a decisão será apertada. Tudo somado, as eleições exibiram um país rachado, dividido, o que dificultará a governabilidade da futura gestão.

Será um governo mais fraco. Se a vitória for de Biden, Trump irá judicializar os resultados da eleição, atrapalhando muito sua gestão e dificultando a aprovação de projetos do rival. Do ponto de vista da política, um governo de Biden terá ação importante em desfavor do autoritarismo local e no mundo, incluindo o Brasil. A derrota do republicano influenciaria também a revisão nas políticas de meio-ambiente internacional e de direitos humanos.

Ainda assim, sobreviverão os seguidores de Trump, como sendo força expressiva na direita norte-americana. Se, ao contrário, Trump for reeleito, ele terá dificuldades de manter a agenda autoritária e de enfrentamento. Precisará recorrer mais ao diálogo para evitar derrotas no mesmo Congresso, onde a maioria democrata dominará a Câmara. Em ambos os casos, em função da polarização, a democracia terá mais oportunidade de sobreviver a retrocessos.

Brasil ganhou nada até agora

Especificamente para o Brasil, apenas Bolsonaro ganharia politicamente com a vitória de Trump, mas o Brasil, até agora, nada ganhou com essa aproximação entre eles. Ao contrário. Não houve nenhuma vantagem comercial. O que se viu foi uma submissão do governo brasileiro que o anula na hora de defender interesses brasileiros, como no aço, alumínio, soja, entre outros.

Sob Trump e Bolsonaro, o Brasil continua isolado, e os EUA estão perdendo, cada vez mais, a liderança no mundo com esse estilo bronco e belicoso do atual presidente.

A Bolsonaro, interessa ainda a vitória de Trump porque os EUA terão papel fundamental em determinar o avanço de um acordo de livre comércio dos países. Poderiam apoiar também a entrada do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e o papel geopolítico dos brasileiros na América Latina.

Com Biden: troca de ministros

Já a vitória de Biden terá efeito imediato na política externa brasileira. Especialmente aquela referente ao meio ambiente. Isso poderá deixar o Brasil ainda mais isolado com o descompromisso até agora assumido com as prioridades ambientais. Entre eles, o Acordo de Paris, fogo na Amazônia e no pantanal.

E mais, provocaria a troca de ministros de duas pastas, a do Meio Ambiente (Ricardo Salles) e das Relações Exteriores (Ernesto Araújo). Esses dois ministros são remanescentes do governo Bolsonaro da política ideológica defendida por Trump. Com símbolos do atraso, não terão espaço com Biden.

Programa para prefeito eleito

O governador Romeu Zema (Novo) lançou, na quarta (4), o Programa de Liderança para a Retomada Econômica, destinado aos futuros prefeitos. A iniciativa é uma parceria com a Associação Mineira dos Municípios (AMM) e o Sebrae. De acordo com o projeto, até 2021, serão capacitadas seis turmas, totalizando 300 lideranças de 150 cidades mineiras. A iniciativa é voltada para os prefeitos e gestores de secretarias municipais que irão iniciar seus mandatos.

“Este é um momento muito importante para o desenvolvimento do nosso Estado. Um governo que está não só cuidando da parte pública, mas tendo posicionamento proativo de incentivar o desenvolvimento econômico do Estado. A AMM, juntamente com o Sebrae, em parceria com o Governo, está realizando o programa “Desenvolve Minas Gerais”, levando informações aos municípios, procurando despertar a vocação empreendedora, dando suporte ao empreendedorismo. E, agora, esse programa “Liderança para a Retomada Econômica” é mais uma ferramenta que se soma a esse projeto”, afirmou Julvan Lacerda.

Com secretários, Zema e Julvan Lacerda lançam programa, foto Gil Leonardi/Imprensa MG

O governador Romeu Zema ressaltou que a ação vai impulsionar a geração de emprego e renda nas cidades. “A principal pauta da minha campanha e do meu governo é a criação de empregos. Temos feito um esforço hercúleo no sentido de eliminarmos obstáculos que dificultam o empreendedor e o alinhamento com os municípios é fundamental para o desenvolvimento. Minas é um estado com muitos municípios pequenos e alguns não têm condições de ter estrutura robusta, técnicos com conhecimento específico. Agora, vamos dar esse suporte e apoio”, prometeu.

Orion Teixeira[email protected]

Jornalista político, Orion Teixeira recorre à sua experiência, que inclui seis eleições presidenciais, seis estaduais e seis eleições municipais, e à cobertura do dia a dia para contar o que pensam e fazem os políticos, como agem, por que e pra quem.

É também autor do blog que leva seu nome (www.blogdoorion.com.br), comentarista político da TV Band Minas e da rádio Band News BH e apresentador do programa Pensamento Jurídico das TVs Justiça e Comunitária.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!