Após dias nublados, Minas terá fim de semana quente e sem chuvas

Dia quente em Belo Horizonte
Além do aumento nas temperaturas, tempo seco atinge Minas e exige cuidados (Amanda Dias/BHAZ)

Depois de uma semana de céu nublado e com algumas chuvas isoladas em Belo Horizonte, as temperaturas devem voltar a subir em Minas Gerais no fim de semana. O sol pode voltar a dar as caras em meio às nuvens. De acordo com o meteorologista Heriberto dos Anjos, além da chegada do calor, a chuva dará uma trégua a partir deste sábado (7) no estado.

“O fim de semana vai continuar nublado, mas com alguns períodos de sol ao longo dos dias, e o calor só tende a crescer. A temperatura deve até superar os 30ºC durante a tarde, principalmente na região Centro-Oeste de Minas, e praticamente não teremos chuvas”, explica o meteorologista ao BHAZ.

Heriberto dos Anjos também alerta para um tempo mais seco no fim de semana: com o calor, também virá uma diminuição na umidade relativa do ar, que pode ficar próxima de 30% no Centro-Oeste e no Triângulo Mineiro, chegando perto a um estado de atenção. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana e o tempo seco exige cuidados (leia mais abaixo).

Além disso, o meteorologista afirma que uma frente fria, combinada com ventos fortes, começa a atingir o litoral do Rio de Janeiro e no Espírito Santo nesta sexta-feira (6). “Mas os efeitos disso em Minas devem ser praticamente imperceptíveis, já que uma massa relativamente quente de ar vai prevalecer por aqui”, completa Heriberto dos Anjos.

Cuide-se

Alguns dos problemas decorrentes da baixa umidade relativa do ar são: complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas. A Defesa Civil de Belo Horizonte lista uma série de orientações para que os efeitos do tempo seco sejam atenuados. Confira:

  • Hidrate-se durante o dia;
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
  • Evite frituras;
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista.
Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!