Seis países registraram casos de Covid-19 em visons, diz OMS

vison
Dinamarca vai sacrificar 17 milhões de visons (Derek Naulls/Pixabay)

Seis países já registraram casos de Covid-19 em criações de visons, informou a OMS (Organização Mundial da Saúde), nessa sexta-feira (6). De acordo com a organização, desde junho deste ano, 214 casos de contaminação humana pelo novo coronavírus foram identificados na Dinamarca com mutações relacionadas aos animais, incluindo 12 casos com uma mutação “única”.

“Até hoje, seis países, Dinamarca, Holanda, Espanha, Suécia, Itália e Estados Unidos reportaram casos de SARS-CoV-2 em criações de visons à Organização Mundial da Saúde Animal”, divulgou a OMS em comunicado. Os 12 casos dinamarqueses de mutação única ocorreram em pessoas entre 7 e 79 anos, e oito delas tinham uma ligação com a indústria de criação do animal. Os outros quatro casos foram identificados na comunidade local.

De acordo com a organização, os visons que contraíram a Covid-19 foram contaminados após serem expostos a humanos infectados pelo vírus. Os animais podem atuar como “reservatórios” do SARS-CoV-2, passando o vírus entre eles, e arriscando a infecção de pessoas com quem entram em contato.

Sacrifício

O anúncio da OMS foi feito após a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, anunciar na quarta-feira (4) que o país sacrificaria 17 milhões de visons. O objetivo do sacrifício, segundo a mandatária, seria interromper o ciclo de infecção pela nova mutação do SARS-CoV-2, já que ela poderia prejudicar a produção de uma vacina para a Covid-19.

Além do abate, as autoridades dinamarquesas definiram outras diretrizes para lidar com o problema, listadas pela OMS:

  • Aumento da vigilância da população local para detectar todos os casos de Covid-19, incluindo testagem em massa na região da Jutlândia do Norte;
  • Expansão da porcentagem de sequenciamento de infecções humanas e em visons pelo SARS-CoV-2;
  • Compartilhamento rápido das sequências do genoma da mutação do SARS-CoV-2 que atinge os visons;
  • Introdução de novas restrições de mobilidade e outras medidas de saúde pública nas áreas afetadas da Jutlândia do Norte para reduzir possíveis transmissões, incluindo restrições de locomoção entre municípios.
Edição: Aline Diniz
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!