Chove ou não chove? Novo alerta prevê chuva com raios e ventania em BH

Pedestre com guarda-chuva em BH
Temperaturas só voltam a subir no domingo (Amanda Dias/BHAZ)

Depois do granizo que assustou moradores da capital ontem, a terça-feira (10) será de céu nublado, com chuva forte, raios e rajadas de vento. É o que diz um novo alerta emitido pela Defesa Civil de Belo Horizonte, que prevê chuva de até 40 mm e ventos de cerca de 50 km/h.

A previsão do tempo ainda aponta que a temperatura mínima registrada foi de 18°C e a máxima estimada é de 29°C. A umidade relativa mínima do ar fica em torno de 45% à tarde.

Semana de chuvas

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), BH terá uma semana de pancadas de chuvas e céu mais fechado. “Um sistema vai se formar no litoral do sudeste e a tendência é de céu nublado com temperaturas que vão caindo ao longo da semana, até sábado (14)”, conta o meteorologista Cleber Souza.

Já no domingo (15), o céu volta a abrir e a possibilidade de chuva diminui na capital. As temperatura devem ficar entre 18°C e 27°C.

RECOMENDAÇÕES DURANTE A CHUVA:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
    ⠀⠀
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Edição: Roberth Costa
Camila Saraiva[email protected]

Jornalista formada pela PUC-Minas em 2015. Pós-graduada em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo Centro Universitário UniBH em 2019.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!