Taxa de transmissão da Covid volta a cair em BH e chega ao nível verde

Ponto de ônibus em BH
Outros índices também estão no nível de controle no município (Amanda Dias/BHAZ – IMAGEM ILUSTRATIVA)

A taxa de transmissão da Covid-19 em Belo Horizonte está em nível de controle novamente, após passar alguns dias em estágio de alerta. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela PBH, nessa segunda-feira (9), o número médio de transmissão por infectado está em 0,99. Isso significa que cada 100 pessoas com a doença transmitem o vírus para 99 outras.

Os outros indicadores de monitoramento da Covid-19 no município também estão no nível verde. A ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para Covid-19 está em 30,5%. Enquanto nos leitos de enfermaria para a doença, a taxa está em 27%.

Indicadores Covid BH
Indicadores de monitoramento da Covid-19 em BH (Reprodução/PBH)

O que significa esse índice?

Segundo o infectologista Leandro Curi, o índice calculado pela prefeitura é basicamente a taxa de transmissão da Covid-19. Ele explica que o RT é calculado dividindo-se a população pelo número somado de diagnósticos da doença.

“Ele vai estar relacionado diretamente com o comportamento da população. Se ela se descuida, vai ter uma transmissão maior, o RT vai subir. Então uma população mais disciplinada, espera-se um RT menor. A medida que a população vai relaxando, o RT mostra isso”, acrescenta o especialista.

O que faz o RT diminuir?

Curi explica que existem algumas possibilidades para justificar o nível controlado do RT em BH. O primeiro deles é a subnotificação de casos. “Desde o início, o número de diagnósticos no brasil é péssimo. Lembrando que teria que testar pessoas sintomáticas e assintomáticas. Também não poderia ser o teste sorológico, porque ele fala somente de uma doença prévia que não transmite mais. Então o RT é mascarado, quando a gente não tem uma testagem ótima da população”, detalha.

Outra possibilidade, que o especialista considera menos provável é a de que uma parte grande da população já esteja imune à doença. “Acredito que ainda não é o momento, mas é uma situação que a gente pode pensar. A gente vê que está caindo também o número de leitos ocupados”, pondera.

“Talvez o clima também esteja ajudando a diminuir a transmissão. A gente sabe que o sars-cov-2 transmite em qualquer temperatura, mas pode ser mais transmissível em temperaturas secas”, acrescenta.

Assim, como o RT é um índice com limitações, o infectologista acrescenta que é importante que outros dados sejam considerados para decidir as políticas de enfrentamento à Covid-19. “O RT é um dos parâmetros, mas não o único, que pode falar se a gente pode abrir ou frear um pouco mais”, avalia.

Edição: Roberth Costa
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!