BH terá paralisação de motoristas de app no dia das eleições

motorista de aplicativo
Motoristas reivindicam por melhores condições e tarifas maiores (Amanda Dias/BHAZ)

Motoristas de aplicativos de todo o país, inclusive de Belo Horizonte, planejam uma paralisação das atividades justamente em um dos dias de maior demanda do serviço: o próximo domingo (15), quando ocorrerão as eleições municipais. Os motoristas reivindicam melhores condições de trabalho e maior repasse dos valores das corridas. Os trabalhadores planeja desligar os aplicativos durante todo o dia.

A paralisação foi convocada pela FANMA (Frente de Apoio Nacional aos Motoristas Autônomos), que é a responsável por divulgar a iniciativa entre os condutores pelas redes sociais. De acordo com o presidente da associação, Paulo Xavier, não haverá nenhuma forma de mobilização física, como carreatas ou passeatas. Os colaboradores simplesmente não estarão disponíveis para aceitar corridas nos apps durante o dia.

“A paralisação será nacional, estamos à frente em Belo Horizonte junto com outras lideranças no país. O movimento é um protesto pelos valores repassados hoje aos motoristas, que diminuíram em cerca de 20% no último mês. Reivindicamos melhores condições aos colaboradores e um aumento nas tarifas, já que os custos para os motoristas cresceram assustadoramente durante a pandemia, e os ganhos diminuíram”, explica o presidente da FANMA.

Reivindicações

Paulo Xavier afirma que alguns motoristas estão tendo que “pagar para trabalhar”, já que, segundo ele, o cálculo que resultava no total do repasse feito aos colaboradores mudou. “O cálculo não é mais feito por quilômetros rodados, mas os nossos gastos com os carros são por quilômetros rodados. O custo é, em média 80 centavos por km, mas a corrida está oferecendo, em média, um real por km. Então, a margem é muito pequena. Vemos corridas oferecidas por 90, até 50 centavos por km, então o custo pode ficar maior do que o repasse”, explica.

Além disso, o presidente da FANMA ressalta que a associação é contra as novas modalidades de corrida em aplicativos como Uber e 99, que oferecem corridas mais baratas para os passageiros. Por isso, a FANMA orienta os colaboradores a não aceitarem corridas em modalidades de desconto.

Adesão

A paralisação foi programada para o dia 15 de novembro, já que, além dos domingos já serem dias de maior demanda nos aplicativos de transporte, o dia das eleições municipais foi um consenso entre os colaboradores e, por isso, a FANMA acredita que a adesão entre os condutores será grande.

“O movimento cresce mais e mais a cada dia. Creio que cerca de 80% dos motoristas comunicados vão participar da paralisação. A intenção é de que pare o maior número possível, chegando até a 90% dos motoristas. O ideal seria 100%, mas é difícil. Também estamos mobilizando uma hashtag, a #Dia15EuVouParar, para chamar os motoristas”, completa Paulo Xavier.

O que dizem as empresas?

O BHAZ entrou em contato com a Uber, a 99 e a Cabify, mas, até a publicação da reportagem, não obteve retorno. Tão logo as empresas se manifestem, esta reportagem será atualizada.

Edição: Aline Diniz
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!